Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/38381
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JuliandersonBandeiradaSilva.pdf719,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Eficiência alocativa : gestão e economia da empresa Super Clinicas M.A
Autor(es): Silva, Julianderson Bandeira da
Orientador(es): Nascimento Júnior, Antônio
Assunto: Saúde - indicadores
Gestão de produtividade
Clínicas de saúde populares
Produtividade em serviços de saúde
Data de publicação: 29-Jun-2020
Referência: SILVA, Julianderson Bandeira da. Eficiência alocativa: gestão e economia da empresa Super Clinicas M.A. 2019. 53 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: No intuito de subsidiar a busca da melhoria da produtividade e qualidade de serviços de saúde, este trabalho propôs a implantação da metodologia de gestão da produtividade para avaliação de processos fundamentais da rede de Clínicas Populares SuperClínica localizada na cidade de São Luís no Estado do Maranhão. Para o desenvolvimento deste trabalho, e tendo em vista a exiguidade de tempo, foram selecionados indicadores comuns a todas as filiais da empresa com o objetivo de realizar um comparativo de produtividade entre as mesmas e identificar as melhores práticas. Os indicadores analisados foram os Custos Operacionais como Inputs e de Faturamento como Outputs, sendo utilizada a metodologia de Análise Envoltória de Dados (DEA), cujos os resultados indicaram a unidade COHAB I como a mais produtiva, servindo, portanto, de benchmark para as demais clínicas da rede. Estes resultados indicam a necessidade de aprofundar os estudos sobre esta unidade da empresa a fim de se verificar o modelo de gestão praticado e com isto padronizar os indicadores de performance para melhoria da produtividade e o alcance das metas estabelecidas pela empresa SuperClínica.
Abstract: In order to support the pursuit of improving productivity and quality of health services, this work proposed the implementation of the productivity management methodology for the evaluation of fundamental processes of SuperClínica Popular Clinics chain located in São Luís, Maranhão. For the development of this work, and in view of the short time, common indicators to all branches of the company were selected in order to make a productivity comparison between them and identify the best practices. The analyzed indicators were Operating Costs as Inputs and Billing as Outputs, using the Data Envelopment Analysis (DEA) methodology, whose results indicated the COHAB I unit as the most productive, thus serving as a benchmark for the other clinics of the chain. These results indicate the need to deepen the studies on this company unit in order to verify the management model practiced and thus standardize the performance indicators for productivity improvement and the achievement of the goals established by the SuperClínica company.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.