Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Reis, Maria da Glória Magalhães dos | - |
dc.contributor.author | Pereira Neto, João Vicente | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-29T13:43:51Z | - |
dc.date.available | 2020-06-29T13:43:51Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-12 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA NETO, João Vicente. Femininas Áfricas: narrativas de escritoras africanas contemporâneas e o ensino de literatura em língua francesa. 2019. 316 f. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38365 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa trata do ensino de literatura em língua francesa no contexto
da formação inicial de professores. O principal objetivo é mostrar como as obras
contemporâneas de autoras originárias de África se relacionam com a formação de
professores de francês no Brasil. Como fundamento teórico, buscou-se levantar
produção atual sobre o ensino da literatura em geral e dos significados do colonialismo
na criação literária e no ensino de línguas e literaturas, especialmente no que se refere
à “francofonia”. Os romances escolhidos para a pesquisa foram criados por autoras
do Togo, do Senegal e de Camarões, respectivamente: La fille de Nana-Benz (1996)
de Edwidge Edorh, Celles qui attendent (2010), de Fatou Diome, e Crépuscule du
tourment (2016), de Léonora Miano. Além do estudo das obras e de revisão
bibliográfica, foram realizadas intervenções em sala de aula e desenvolvida uma ação
de extensão na Universidade de Brasília (UnB). Foi verificado amplo potencial de
aplicação das literaturas em francês de autoras da África subsaariana no ensino. As
obras estudadas permitem ampliar o conhecimento e as visões sobre as culturas que
utilizam o francês como idioma em suas produções literárias. Além disso, com
abordagens adequadas, podem propiciar a criação de conexões interculturais e
contribuir para a formação de professores promotores da cidadania e dos direitos
humanos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Femininas Áfricas : narrativas de escritoras africanas contemporâneas e o ensino de literatura em língua francesa | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de literatura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura em língua francesa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literaturas da África subsaariana. | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research comprehends the literature teaching in French in teachers’
initial training. It shows how contemporary works by female African authors relate to
the formation of French teachers in Brazil. As theoretical foundation, it surveyed the
current publications on the teaching of literature in general, the meanings of
colonialism in literary creation and the teaching of languages and literatures, with
special regard to “Francophonie.” The novels chosen for the research were written by
authors from Togo, Senegal, and Cameroon, i.e., La fille de Nana-Benz (1996) by
Edwidge Edorh, Celles qui attendent (2010) by Fatou Diome and Crépuscule du
tourment (2016) by Léonora Miano. In addition to studying the works and reviewing the
bibliography, the research applied interventions in the classroom and developed an
extension course at University of Brasilia. It confirmed a wide application of French
literatures by sub-Saharan African authors in classroom teaching. These works expand
the knowledge and concepts about cultures that use the French language in their
literary production. With the fitting approach, they can create intercultural connections
and contribute to the formation of teachers advocating citizenship and human rights. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Cette recherche porte sur l’enseignement de la littérature en langue
française dans le contexte de la formation initiale d ́enseignants. L'objectif principal est
celui de montrer comment les œuvres contemporaines d'auteures africaines
dialoguent avec la formation des professeurs de français au Brésil. En ce qui concerne
le cadre théorique, nous avons cherché la production actuelle sur l’enseignement de
la littérature en général, sur la signification du colonialisme dans la création littéraire
et sur l’enseignement des langues et des littératures, en particulier sur la «
francophonie ». Les romans choisis pour la recherche ont été créés par des auteures
du Togo, du Sénégal et du Cameroun, respectivement : La fille de Nana-Benz (1996)
de Edwidge Edorh, Celles qui attendent (2010) de Fatou Diome et Crépuscule du
tourment (2016) de Léonora Miano. On a fait des études des œuvres littéraires et de
révision bibliographique, en plus ont été effectuées des interventions en salle de classe
et développé une action d'extension à l'Université de Brasilia. Le potentiel d'application
des littératures françaises d'auteures de l'Afrique subsaharienne dans l'enseignement
a été vérifié. Les ouvrages étudiés permettent d'élargir la connaissance et les visions
sur les cultures qui utilisent le français comme langue dans leurs productions littéraires
et, avec les approches appropriées, peuvent favoriser la création de connexions
interculturelles et contribuer à la formation des enseignants promouvant la citoyenneté
et les droits de l'homme. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|