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Título: Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise de práticas pedagógicas
Autor(es): Souza, Lidiane Barbosa de Freitas
Orientador(es): Carneiro, Maria Helena da Silva
Coorientador(es): Maia, Hélio José Santos
Assunto: Ensino de ciências
Anos iniciais
Práticas pedagógicas
Aprendizagem significativa
Data de publicação: 29-Jun-2020
Referência: SOUZA, Lidiane Barbosa de Freitas. Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise de práticas pedagógicas. 2019. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo central analisar como o ensino de Ciências está inserido na prática pedagógica de duas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas da Rede Pública do Distrito Federal. Para tanto, o cotidiano da sala de aula das professoras do quarto ano foi observado, buscando descrever e analisar suas escolhas didáticas para ensino de Ciências que orientam o trabalho pedagógico das docentes. A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, bem como alguns conceitos básicos relacionados à prática pedagógica propostos por Zabala foram considerados na análise dos dados. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa com perspectiva etnográfica, em que a observação foi o principal instrumento de obtenção de dados. Acompanhamos todas as atividades diárias das professoras com os alunos e observamos as aulas de todos os componentes curriculares. As análises das aulas de Ciências com o detalhamento das práticas desenvolvidas pelas professoras, em conjunto com as informações obtidas a partir das entrevistas e conversas informais, explicitaram aspectos relevantes acerca de como as professoras participantes incluem o ensino de Ciências em sua prática pedagógica. Entre eles, é possível citar a tentativa de desenvolver aulas mais atraentes para os alunos, considerando suas necessidades e condições de aprendizagem, o desenvolvimento de atividades diversificadas e a tentativa de trabalhar os conteúdos disciplinares de forma multidisciplinar. Os resultados da pesquisa demonstram que o ensino de Ciências está presente na prática pedagógica das professoras participantes e que elas reconhecem a importância do ensino deste componente curricular desde os primeiros anos escolares. Contudo, há em comum a queixa de que as escolas não têm disponibilizado orientações, materiais e espaços apropriados para o ensino de Ciências. A responsabilidade em criar meios para aulas que fortaleçam o interesse dos alunos em aprender significativamente acaba recaindo completamente nas professoras, inclusive na aquisição de materiais.
Abstract: This research had as central aim at analyzing how Science teaching is inserted as pedagogical practice by two teachers who work with the initial years of elementary school which belong to the education public network of Distrito Federal. Thereunto, the teachers’ classroom daily life in the fourth grade was observed in order to describe and analyzing didactical choices for Science teaching which guide their pedagogical work. The meaningful Learning Theory by David Ausubel was considered in the data analysis, further some basic concepts regarding the pedagogical practice proposed by Zabala. The research performed has qualitative nature and ethnographic perspective, in which the participant observation was the main instrument for data obtaining. We observed all the teachers’ daily activities with the students, and we observed the classes of all curricular components. Analyzes of Science classes detailing the practices developed by the teachers, together other information obtained from the interviews and informal conversations made some relevant aspects explicit on how the participant teachers include the Science teaching in their pedagogical practices. Among them is possible mention trying to develop more attractive classes for students, considering their needs and learning conditions, developing diversified activities and trying to work with subject contents in a multidisciplinary way. The findings from this research demonstrated that Science teaching is present in the participant teachers’ pedagogical practices, and the recognize the importance of this curricular component since the early school grades. However, there is a common complaint that schools did not make materials and appropriate space for Science teaching available. The responsibility to create ways for classes strengthen the interest of students in significant learning is completely for teachers, including in materials acquisition.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
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