Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira Neto, José Carneiro da Cunha | - |
dc.contributor.author | Queiroz, Simoní Hiargles de | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-26T17:38:43Z | - |
dc.date.available | 2020-06-26T17:38:43Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-26 | - |
dc.date.submitted | 2019-12-17 | - |
dc.identifier.citation | QUEIROZ, Simoní Hiargles de. Análise da relação do Ideb do ensino médio e as notas das provas do Enem dos estados brasileiros e do Distrito Federal. 2019. 66 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38291 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa analisa a relação entre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio e as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos estados brasileiros e do Distrito Federal sob a hipótese de que se o Ideb é um bom indicador do potencial pedagógico da instituição de ensino, então ele deve ser passível de decomposição pela performance real dos estudantes, revelada através do Enem. Como metodologia para esta pesquisa utilizou-se a regressão linear por MQO, com utilização de dados em painel, sendo o Ideb a variável dependente e a mediana das notas das cinco provas do Enem as variáveis independentes, considerando os dados dos anos de 2009, 2011, 2013, 2015 e 2017. Os resultados da regressão linear revelaram que as notas das provas do Enem (CHT, CNT, LCT, MT e R) explicam 35% da variabilidade dos resultados do Ideb, sendo a prova de redação (R) estatisticamente insignificativa, enquanto todas as outras provas são significativas e possuem correlação positiva. Por fim, são apresentadas considerações para esses resultados, tendo como principal conclusão de que há indícios que a redação capta, em média, mas a idiossincrasia do responsável pela correção ou do método de correção do que o efetivo desempenho do aluno. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise da relação do Ideb do ensino médio e as notas das provas do Enem dos estados brasileiros e do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ideb | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enem | pt_BR |
dc.subject.keyword | avaliação externa do ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | regressão linear | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research analyzes the relationship between the Basic Education Development Index (Ideb) of high school and the student’s grades of the National High School Examination (Enem) of the Brazilian states and the Federal District under the hypothesis that Enem’s tests grades are able to explain the Ideb of the 3rd high school of states and DF, since they assume the performance evaluation of the same population: Brazilian high school students. As a methodology for this research, a linear regression by OLS was used with panel data usage, with Ideb being the dependent variable and the median of the grades of five Enem’s tests the independent variables, considering the data from the years 2009, 2011, 2013, 2015 and 2017. The results of the linear regression revealed that Enem test scores (CHT, CNT, LCT, MT and R) explain 35% of the variability of the Ideb scores, with the writing test (R) being statistically insignificant, while all other tests are relevant and have a positive correlation. Finally, considerations are presented for these results, with the main conclusion that there is evidence that the essay captures, on average, but the idiosyncrasy of the person responsible for the correction or the correction method than the student's effective performance. | pt_BR |
dc.contributor.email | hiargles@hotmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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