Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Silva, Suylan de Almeida Midlej e | - |
dc.contributor.author | Cabral, Bruno Fontenele | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-26T16:38:00Z | - |
dc.date.available | 2020-06-26T16:38:00Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-12 | - |
dc.identifier.citation | CABRAL, Bruno Fontenele . Influência dos burocratas de nível de rua na implementação da política pública de cotas raciais na polícia federal. 2019. 134 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)— Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38285 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo geral do presente trabalho é
averiguar de que forma os burocratas de nível de rua têm influenciado na
implementação da política de cotas raciais nos concursos da Polícia
Federal. Os temas debatidos no referencial teórico foram o racismo e a
ideia de raça, o mito da democracia racial, a ideia de Justiça e as ações
afirmativas e políticas de cotas raciais. Foram realizadas pesquisa
documental e vinte e duas entrevistas individuais semiestruturadas. Dois
grupos de entrevistados foram o foco dessas entrevistas: o primeiro
grupo foi formado por professores que lecionaram na Academia Nacional
de Polícia durante a 2a Etapa do Concurso Público da Polícia Federal. Já o
segundo grupo foi formado por gestores responsáveis pela
implementação da Política Nacional de Cotas Raciais nos concursos
públicos da Polícia Federal. Os resultados da pesquisa apontam para a
baixa influência dos professores na implementação da política de cotas
raciais nos concursos da Polícia Federal. Infere-se, portanto, que a
atuação dos professores parece ser limitada à atividade acadêmica e que
esses burocratas, dada a rigidez das regras e da necessidade de
cumprimento da Lei no 12.990/14, têm baixa discricionariedade. Por fim,
foi feita uma proposta de intervenção no sentido de se ampliar a política
de cotas raciais para a escolha de cargos de chefia na Polícia Federal do
Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Influência dos burocratas de nível de rua na implementação da política pública de cotas raciais na polícia federal. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cotas raciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | População negra | pt_BR |
dc.subject.keyword | Burocracia de nível de rua | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concursos públicos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper aims to investigate how street-level
bureaucrats have influenced the implementation of affirmative action
policy in Brazilian Federal Police hiring processes. The themes discussed in
the theoretical framework were racism and the idea of race, the myth of
racial democracy, the idea of justice and the affirmative action policy.
Twenty-two semi-structured interviews were carried out. Two groups of
interviewees were selected: teachers of the Brazilian National Police
Academy and managers responsible for the implementation of the
affirmative action policy in the Brazilian Federal Police. This paper
contributes to the discussion about the influence of teachers (street-level
bureaucrats) in the implementation of racial quota policies. The
preliminary results show the low influence of the teachers in the
implementation of the policy of racial quotas in the public hiring process
of the Federal Police. The performance of teachers seems to be limited to
academic activity and these bureaucrats, given the rigidity of the rules
and the need to comply with Law No. 12,990/14, have little discretion. An
intervention proposal was also made to increase the presence of black
people on leadership positions in the Brazilian Federal Police. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|