Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/38271
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_DiegoHenriqueGomesdeMelo.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLucas, Vander Mendes-
dc.contributor.authorMelo, Diego Henrique Gomes de-
dc.date.accessioned2020-06-26T15:00:31Z-
dc.date.available2020-06-26T15:00:31Z-
dc.date.submitted2019-12-17-
dc.identifier.citationMELO, Diego Henrique Gomes de. Mercado da soja no Brasil: cenários e perspectivas. 2019. 84 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38271-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractOs produtos do complexo soja (grão, farelo e óleo) estão entre os principais destaques da pauta de exportações brasileira. Esse destaque se justifica pelo alto valor que a oleaginosa possui no mercado mundial, principalmente pelos diferentes usos que seus derivados possuem. Brasil, Argentina e Estados Unidos protagonizam atualmente a produção e exportação mundial dos produtos da soja, mercado em que a China é a maior importadora. Diante dessa relevância para a economia brasileira, a presente pesquisa tem por objetivo avaliar o cenário da produção e exportação de soja no Brasil, focando nas dificuldades e oportunidades a serem exploradas nesse mercado. Para atingir esse objetivo, foram levantados dados acerca do mercado mundial da soja, sempre enfatizando a posição do Brasil nesse cenário. Além disso, foram calculados índices de competitividade para o Brasil, Argentina e Estados Unidos para cada produto do complexo soja. Os resultados apontaram que o Brasil é competitivo no mercado mundial da soja, competindo basicamente com os Estados Unidos na exportação da soja em grãos e com a Argentina na exportação do farelo e do óleo. Apesar desse protagonismo, o fato do Brasil privilegiar a exportação da soja em grãos diminui o faturamento do país com esses produtos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMercado da soja no Brasil : cenários e perspectivaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSojapt_BR
dc.subject.keywordBrasilpt_BR
dc.subject.keywordExportaçãopt_BR
dc.subject.keywordIVCRpt_BR
dc.subject.keywordAgronegóciopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The soy complex products (grain, meal and oil) are among the main highlights of the Brazilian export agenda. This highlight is justified by the high value that the oilseed has in the world market, especially for the different uses that its derivatives have. Brazil, Argentina and the United States currently play a leading role in world production and export of soy products, a market in which China is the largest importer. Given this relevance to the Brazilian economy, this research aims to evaluate the scenario of soybean production and export in Brazil, focusing on the difficulties and opportunities to be explored in this market. To achieve this objective, data were collected about the world soybean market, always emphasizing Brazil's position in this scenario. In addition, competitiveness indices were calculated for Brazil, Argentina and the United States for each soy complex product. The results showed that Brazil is competitive in the world soybean market, competing with the United States in the exportation of soybeans and with Argentina in the exportation of meal and oil. Despite this protagonism, the fact that Brazil favors the exportation of soybeans in grains reduces the country's revenues with these products.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.