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Título: As políticas públicas de educação profissional sob a ótica dos professores de uma escola pública do Distrito Federal
Autor(es): Vieira, Núbia Jane Freire
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Política pública
Educação profissional
Prática docente
Formação docente
Escolas públicas
Educação pública
Data de publicação: 26-Jun-2020
Referência: VIEIRA, Núbia Jane Freire. As Políticas Públicas de Educação Profissional sob a Ótica dos Professores de uma Escola Pública do Distrito Federal. 2019. 146 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: No mundo contemporâneo, as transformações econômicas e tecnológicas, a reorganização da produção e do trabalho acenam para um horizonte de múltiplas possibilidades e demandam a construção de um projeto de Educação Profissional, tendo como dimensões indissociáveis a aprendizagem, a cidadania, o trabalho, as comunicações, a ciência, a tecnologia, entre outras. Em atendimento a essa demanda, e considerando o universo de fatores e relações que circundam a oferta desta modalidade de ensino, o presente estudo teve como objetivo geral analisar a efetivação das políticas públicas de Educação Profissional por meio da prática docente. A metodologia, de natureza qualitativa e exploratória, foi realizada a partir da geração de dados, mediada por aplicação de entrevista, questionário, pesquisa bibliográfica e análise documental. O lócus da pesquisa foi um Centro de Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF. A fundamentação teórica pautou-se nos estudos de Saviani (2001, 2003, 2007, 2013), Manfredi (2002), Gramsci (1988), Ciavatta, (2005, 2010, 2018), Dante (2016), Quijano (1988, 1994, 2005) e Schwartzman (2016). Para as análises, foi utilizada como método a Análise do Discurso Crítica, à luz das teorias de Chouliaraki; Fairclough (1999) e Fairclough (2001, 2003). Os resultados desvelaram a necessidade de articulação institucional que promova ações entre os sujeitos responsáveis pela definição das políticas públicas educacionais e os que a executam na prática, com vistas a uma construção coletiva de ações políticas a serem implementadas no âmbito da SEEDF. As conclusões apontam que na formação docente seja fortalecido o processo de construção e reconstrução dos saberes disciplinares (específicos da área de formação), pedagógicos, saberes do trabalho, bem como o conhecimento acerca das filosofias e das políticas da Educação Profissional e, assim, os pesquisados consigam se apropriar do seu lugar de protagonista no exercício da função docente, contribuindo para uma formação profissional de caráter emancipatório, capaz de propiciar aos estudantes o acesso consciente ao mundo do trabalho.
Abstract: In the contemporary world, the economic and technological transformations, with the reorganization of production and work beckon to a horizon of multiple possibilities and demands the construction of a Vocational Education project, having inseparable dimensions such as learning, citizenship, work, communications, science, and technology, among others. In response to this demand and considering the universe of factors and relationships surrounding the provision of this type of education, the present study sought to analyze the effectiveness of public policies of Vocational Education through teaching practice. The qualitative and exploratory methodology was based on data generation mediated by interview, questionnaire, bibliographic research and document analysis. The locus of the research was a Centro de Educação Profissional da Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF, a public institution focused in Vocational Education. The theoretical foundation was based on the studies of Saviani (2001, 2003, 2007, 2013), Manfredi (2002), Gramsci (1988), Ciavatta (2005, 2010, 2018), Moura (2016), Quijano (1988, 1994, 2005) and Schwartzman (2016). For the analysis, the Critical Discourse Analysis was used as a method, in light of the theories of Chouliaraki; Fairclough (1999) and Fairclough (2001, 2003). The results unveiled the need for institutional articulation that promotes actions between the subjects responsible for the definition of educational public policies and the subjects who implement them in practice, aiming at a collective construction of political actions to be implemented within the SEEDF. The conclusions indicate that in Teacher Education, the process of construction and reconstruction of disciplinary knowledge (specific to the training area), pedagogical, working knowledge, as well as knowledge about the philosophies and policies of Vocational Education, is strengthened and thus, the researched can appropriate their role as protagonist in the exercise of the teaching function, contributing to an emancipatory professional formation capable of providing students with conscious access to the world of work.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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