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Título: A expressão espacial da qualidade da educação, a partir da lente do PAS/UnB : contribuição para o aprimoramento dos indicadores de avaliação do ensino médio no Distrito Federal
Autor(es): Kunz, Sidelmar Alves da Silva
Orientador(es): Castioni, Remi
Assunto: Expressão espacial
Qualidade educacional
Ensino médio
Programa de Avaliação Seriada (PAS)
Indicadores educacionais
Referência: KUNZ, Sidelmar Alves da Silva. A expressão espacial da qualidade da educação, a partir da lente do PAS/UnB: contribuição para o aprimoramento dos indicadores de avaliação do ensino médio no Distrito Federal. 2019. 314 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A investigação (primeira tese a respeito do PAS/UnB) busca contribuir com o aprimoramento dos indicadores de avaliação do ensino médio no Distrito Federal. Como questão de pesquisa consideramos a expressão espacial do fenômeno educativo e sua relação com o aprimoramento dos indicadores de avaliação da qualidade do ensino médio. Teve como objetivo geral analisar a expressão espacial do fenômeno educativo a partir da experiência do Programa de Avaliação Seriada (PAS/UnB), com vistas a identificar indicadores para a avaliação da qualidade do ensino médio no Distrito Federal. Essa trajetória teve como recorte empírico as condições e as práticas educativas para a qualidade da educação no ensino médio do Distrito Federal, a partir do PAS/UnB. Programa este que completa um quarto de século. Foi realizada pesquisa in loco em cinco escolas no conjunto das instituições que apresentaram os melhores desempenhos no PAS/UnB. Foram aplicados questionários nessa amostra intencional de diretores, coordenadores, secretários, professores e estudantes da rede de ensino público da SEEDF de modo a explicitar as suas percepções. A elaboração teórica do conceito de qualidade educacional se ampara em Anísio Teixeira (1957) e John Dewey (1979), dentre outros. Já em relação ao conceito de expressão espacial definida como a configuração de raciocínios pautados em determinado conjunto de informações geográficas, apoiou-se em Milton Santos (1996) e Doreen Massey (2012), dentre outros. No que concerne ao conceito de indicadores compreendidos como tradutores de dimensões da realidade capturadas com base nas características mensuráveis (com vistas à apreensão da realidade), os quais possibilitam a sofisticação da interpretação empírica, sobretudo ao lidarem com informações localizáveis espacialmente, e se constituem como recurso quantitativo para a avaliação destinada ao controle social, nos respaldamos em Paulo Jannuzzi (2002), Alicia Bonamino (2012) e Valdecir Soligo (2012), entre outros. Sustentados nestes referenciais para atender aos objetivos deste estudo, selecionamos os métodos de procedimentos a seguir: o método monográfico (constituído de análise bibliográfica e análise documental), o método histórico (baseado no levantamento de dados em fontes primárias) e o método estatístico (tratamento estatístico dos dados, aplicação de softwares estatísticos – como o software R na versão 3.4.1 e o seu pacote wordcloud para construção de nuvens de palavras, o Minitab 15, o Excel 2013 e os modelos de Regressão Linear Simples –, análise dos resultados obtidos por intermédio dos questionários e análise espacial). A pesquisa utilizou as bases de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), da CODEPLAN e da Universidade de Brasília (UnB). Os resultados revelam achados importantes para o debate relativo ao aprimoramento dos indicadores de avaliação da qualidade do ensino médio e as contribuições de se considerar a expressão espacial nesse processo que repercute diretamente no controle social, no planejamento e na gestão da educação. A dimensão espacial foi apontada como uma prioridade para o desenvolvimento de um pensamento crítico, do espírito científico, da exploração de novas metodologias mais ativas para o ensino, da realização de maiores interações entre os estudantes, do engajamento dos estudantes aos projetos escolares, portanto, a expressão espacial contribui para o aprimoramento da construção dos indicadores de avaliação da qualidade do ensino médio. Assim, suscita desdobramentos que promovem conhecimentos no entrecruzamento de saberes geográficos, educacionais, históricos, sociológicos, econômicos, artísticos, entre outros.
Abstract: The research (first thesis about the PAS/UnB) seeks to contribute to the improvement of high school evaluation indicators in the Distrito Federal. As a research question, we consider the spatial expression of the educational phenomenon and its relationship with the improvement of the high school quality evaluation indicators. Its general objective was to analyze the spatial expression of the educational phenomenon based on the experience of the Programa de Avalição Seriada of Universidade de Brasília (PAS/UnB), with a view to identifying indicators for the evaluation of high school quality in the Distrito Federal. This trajectory was based on empirical conditions and educational practices for the quality of education in high school in the Distrito Federal, from PAS/UnB. This program completes a quarter of a century. On-site research was conducted in five schools in the set of institutions that presented the best performances in PAS/UnB. Semi-structured questionnaires were applied to this intentional sample of SEEDF principals, coordinators, secretaries, teachers and students in order to clarify their perceptions. The theoretical elaboration of the concept of educational quality is supported by Anísio Teixeira (1957) and John Dewey (1979), among others. In relation to the concept of spatial expression defined as the configuration of reasoning based on a given set of geographic information, it was supported by Milton Santos (1996) and Doreen Massey (2012), among others. Regarding the concept of indicators understood as translators of dimensions of reality captured based on measurable characteristics (with a view to apprehending reality), which enable the sophistication of empirical interpretation, especially when dealing with spatially localized information, and constitute quantitative resource for the evaluation aimed at social control, we support Paulo Jannuzzi (2002), Alicia Bonamino (2012) and Valdecir Soligo (2012), among others. Based on these references to meet the objectives of this study, we selected the following procedural methods: the monographic method (consisting of bibliographic analysis and document analysis), the historical method (based on data collection from primary sources) and the statistical method (treatment data analysis, application of statistical software - such as R software in version 3.4.1 and its wordcloud package for word cloud building, Minitab 15, Excel 2013 and simple linear regression models in pairs of variables -, analysis of results obtained through semi-structured questionnaires and spatial analysis). The research used the databases of the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), of the Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), of the Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), of the CODEPLAN and from the Universidade de Brasília (UnB). The results reveal important findings for the debate concerning the improvement of high school quality evaluation indicators and the contributions of considering spatial expression in this process that directly affects social control, planning and management of education. The spatial dimension was pointed as a priority for the development of critical thinking, scientific spirit, the exploration of new methodologies more active for teaching, the achievement of greater interactions between students, student engagement and school projects. spatial expression contributes to the improvement of the construction of high school quality evaluation indicators. Thus, it raises developments that promote knowledge in the intersection of geographic, educational, historical, sociological, economic, artistic, among others.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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