Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/38241
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ThaisCristinadeMeloSalvador.pdf964,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Leitura e brasilidade sob um olhar semiótico : o samba, a canção caipira e o Urupês, de Monteiro Lobato
Autor(es): Salvador, Thais Cristina de Melo
Orientador(es): Tinoco, Robson Coelho
Assunto: Semiótica
Conto
Canção caipira
Brasilidade
Lobato, Monteiro
Samba
Data de publicação: 26-Jun-2020
Referência: SALVADOR, Thais Cristina de Melo. 2019. Leitura e brasilidade sob um olhar semiótico : o samba, a canção caipira e o urupês, de Monteiro Lobato. 2019. 129 f. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, 2019.
Resumo: O presente estudo apresenta uma investigação semiótica sobre a construção artística do ‘jeitinho brasileiro’ iniciada no início do século XX no movimento brasileiro artístico modernismo. Para tanto, é apresentado o conceito de ‘jeitinho brasileiro’ e sua diferenciação em relação ao comportamento corrupto. Como escolha teórica foi estabelecida a semiótica, em especial, a semiótica da canção que possibilitou não só a análise do texto musical como também sua manifestação melódica para a construção do conflito e suas soluções. Estabelecidas a fundamentação teórica e a metodologia utilizada, foram feitas análises semióticas de sambas e canções caipiras mais tocados nas décadas de 1930, 1940 e 1950 na rádio brasileira e do livro Urupês de Monteiro Lobato. Por meio da análise dos resultados, foi verificada a ocorrência, dentro do texto musical e literário, do grau de aproximação dos parâmetros de brasilidade estabelecidos, indicando uma intencionalidade artística na construção do povo brasileiro criativo e na consolidação social e histórica do ‘jeitinho brasileiro’.
Abstract: This research investigates presents a semiotic investigation on the artistic construction of the Brazilian “way be” in the early twentieth century in the Brazilian artistic modernism movement. For that, the concept of Brazilian style and its differentiation in relation to corrupt behavior is presented. As approach choice, semiotics was established, especially the semiotics of the song, which enabled not only the analysis of the musical text but also its melodic manifestation for the construction of the conflict and its solutions. With all theoretical basis and the methodology defined were made semiotic analyzes of sambas and songs most played in the decades of 30.40 and 50 in the Brazilian radio and the Monteiro Lobato´s Urupês short story’s. As a result of analysis the occurrence within the musical and literary text the degree of approximation of established Brazilian parameters, indicating an artistic intentionality in the construction of idea the Brazilian creative people and yours social and historical consolidation of the Brazilian way.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.