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Título: Do Plano Educacional de Brasília à educação física da Escola Parque Anísio Teixeira : a utopia na periferia
Autor(es): Souza, Victor Bernardes de
Orientador(es): Costa, Jonatas Maia da
Assunto: Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia
Educação Física
Plano Educacional de Brasília
Referência: SOUZA, Victor Bernardes de. Do Plano Educacional de Brasília à educação física da Escola Parque Anísio Teixeira: a utopia na periferia. 2019. 80 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A construção de Brasília foi uma grande oportunidade de implementar um projeto educacional de vanguarda. Anísio Teixeira elaborou um sistema educacional composto por escolas parques e escolas classes integradas, que visavam promover a formação de um novo ser humano para a vida na sociedade moderna. Somente 54 anos após a inauguração de Brasília, a primeira escola parque fora do Plano Piloto foi inaugurada na periférica região de Ceilândia, a Escola Parque Anísio Teixeira, oferecendo aulas de Educação Física e artes para os anos finais do Ensino Fundamental. Diante disso, buscamos responder o seguinte problema de pesquisa: considerando as transformações sociais e pedagógicas desde a concepção e tentativa de implementação do Plano Educacional de Brasília até os dias atuais, como se configura a Educação Física na Escola Parque Anísio Teixeira? O estudo teve como objetivo geral compreender e problematizar como se configura e se expressa a Educação Física na Escola Parque Anísio Teixeira. Além disso, buscamos identificar as influências do pensamento pedagógico que orientaram a implementação da Educação Física nas primeiras escolas parques e investigamos como o componente curricular Educação Física se manifesta no Projeto Político Pedagógico da escola. Para tanto, nos inspiramos no método em Marx buscando saturar a Educação Física na Escola Parque, considerando suas amplas determinações e o movimento dialético entre o observado e o concreto real, buscando superar os limites da aparência. Trata-se de uma investigação qualitativa de viés exploratório com pesquisa bibliográfica e documental dos seguintes documentos: Plano de Construções Escolares de Brasília (TEIXEIRA, 1961), Currículo em Movimento (DISTRITO FEDERAL, 2014) e PPP da Escola Parque Anísio Teixeira (DISTRITO FEDERAL, 2019). O PPP da escola se mostrou alinhado aos princípios norteadores da escola pública, à pedagogia histórico-crítica e a teoria crítica do currículo. As aulas na instituição são oferecidas em formato de oficinas de arte e de temas da cultura corporal e tem caráter complementar. Há um ecletismo de influências pedagógicas nos currículos das oficinas de cultura corporal da instituição. As características sui generis da instituição dão a ela um grande potencial de proporcionar a população da periferia do Distrito Federal uma educação crítica para o lazer, tanto no campo da Educação Física (cultura corporal) quanto nas artes.
Abstract: Brasília’s construction was a great oportunity to implement a vanguard educational project. Anísio Teixeira prepared an educational system composed by the integration of park and grade schools, which aimed to prepare the formation of new individuals to live in the modern society. 54 years after Brasília’s inauguration, the first park school in the suburban area of Ceilândia was opened; named after Anísio Teixeira, the school offered PE and art classes to the final years of elementary schools. Given the above, we aim to answer the following research issue: considering the social and pedagogical transformations since the conception and attempt to implement Brasília’s Educational Plan until the current days, how is the PE set up in the Anísio Teixeira Park School? This research aimed mainly to understand and discuss how the PE is set up and expressed in the Anísio Teixeira Park School. Besides, it is aimed to identify the pedagogical approach influences that oriented the placement of PE in the first Park Schools and it is discussed how the PE subject manifests itself in the Political and Pedagogical Project (PPP) of the school. Therefore, Marx’s method serves as inspiration, which lead to the gathering of as much information as possible about Park Schools PE classes, considering its determinations and the dialectical movement between the subject of research and the concrete reality, aiming to overcome the appearance limits. This is a qualitative and exploratory research that used bibliographic review and documental analysis. The Anísio Teixeira Park School’s PPP turned out to be aligned to the ideals of the public school, to the historical critical pedagogy and to the critical curricular theory. The institution’s classes are extracurricular, offered as art and corporal culture workshops. There is certain eclecticism in the pedagogical influences in the PE classes of the institution. The institutional sui generis characteristics give it a great potential to offer Distrito Federal’s peripheral population a critical education focused on leisure, such as in PE as in arts.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
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