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Título : A evasão universitária na UnB : uma pesquisa nos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais diurno e noturno da Faculdade UnB de Planaltina – FUP no período de 2013 a 2017
Autor : Casimiro, Arilthon Romulo Cavalcante
Orientador(es):: Villar, José Luiz M.
Assunto:: Evasão universitária
Licenciatura
FUP
Ciências Naturais
Citación : CASIMIRO, Arilthon Romulo Cavalcante. A evasão universitária na UnB: uma pesquisa nos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais diurno e noturno da Faculdade UnB de Planaltina – FUP no período de 2013 a 2017. 2020. 150 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumen : A evasão tem sido motivo frequente de preocupação nas instituições educacionais devido aos prejuízos que ela pode causar, seja de ordem pessoal, social ou institucional. Nas Universidades Públicas a situação não é diferente, diversos estudos são realizados a cada ano na tentativa de explicar melhor por que a evasão acontece. Sabe-se que o tema é complexo, exigindo muitas vezes estudos específicos. Nesse sentido, essa pesquisa apresenta como objetivo identificar os principais fatores que levam os discentes à evasão nos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais diurno e noturno da Faculdade UnB de Planaltina. É preciso considerar, no entanto, que o país durante as duas últimas décadas passou por um processo de expansão da educação superior, inclusive podemos citar o REUNI, Programa de Apoio a Planos e Expansão das Universidades Federais (2008-2012), que possibilitou acesso a muitos estudantes que antes não conseguiam adentrar essa modalidade, como pessoas de baixo nível socioeconômico e outras minorias como negros e indígenas. Apesar dos avanços proporcionados pela expansão, estudos questionam se a democratização de fato aconteceu e outros sugerem que esse crescimento veio rodeado de muitos desafios, dentre eles, o fato do sistema continuar a conviver com altos índices de evasão. O curso de Licenciatura em Ciências Naturais situa-se entre os que possuem as maiores taxas de evasão na Universidade de Brasília, sendo esta uma das principais razões para o desenvolvimento desse estudo. A fundamentação teórica desse trabalho encontra-se dividida em dois capítulos, sendo um sobre o histórico da educação superior no Brasil e outro sobre a evasão universitária. A metodologia utilizada possui enfoque quantitativo e qualitativo. A pesquisa configura-se como estudo de caso com característica descritiva e exploratória, do tipo ex-post-facto no intuito de saber os motivos que levam os estudantes a evadirem. A população alvo da pesquisa foi composta por 321 estudantes evadidos entre os anos de 2013 a 2017. Utilizamos uma survey para coleta dos dados por meio do instrumento questionário. O questionário foi encaminhado aos alunos via e-mail e obteve auxílio da ferramenta Google forms. O retorno foi de 20% e a coleta ocorreu durante os meses de setembro e outubro de 2019. A pesquisa apontou como principais motivos para a evasão, segundo os respondentes: interesse em ingressar em outro curso, dificuldade em conciliar trabalho e estudos, dificuldades financeiras e grau de dificuldade de disciplinas. Já os fatores que menos influíram para a evasão foram dificuldades de adaptação à universidade e infraestrutura inadequada.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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