Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Wiggers, Ingrid Dittrich | - |
dc.contributor.author | Freitas, Tayanne da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-26T00:13:02Z | - |
dc.date.available | 2020-06-26T00:13:02Z | - |
dc.date.submitted | 2020-02-11 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Tayanne da Costa. A educação do corpo na escola-parque 210/211 Sul de Brasília. 2020. 239 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38207 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa em nível de doutorado teve como objetivo analisar a educação do corpo de
crianças nos diversos tempos e espaços da escola-parque 210/211Sul, em Brasília-DF. As
escolas-parque configuram referência que ocupou lugar de destaque no Plano de Construções
Escolares de Brasília, e que em parceria com as escolas-classe oportunizam às crianças
atividades complementares de caráter esportivo, recreativo e artístico. Além disso, essa
instituição apresenta elementos arquitetônicos, históricos e filosóficos edificados com
pessoalidade arrojada, sugerindo uma intencionalidade de educação do corpo e um entusiasmo
para com a infância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza teórico-metodológica,
fundamentada em aspectos da etnografia e nos estudos da infância que se apresentam como
um campo de conhecimento composto por diversos referenciais teóricos, metodológicos e
analíticos. O trabalho de campo foi realizado entre março e setembro de 2018, em uma turma de
15 crianças, a maioria com idade entre 8 e 9 anos. As informações foram produzidas por meio
de observação participante, produção de desenhos e conversas com as crianças, além de
imagens fotográficas. No decorrer do estudo foram evidenciados processos de educação do
corpo, marcados pelo controle gradativo das manifestações corporais, por meio de preceitos
disciplinares condizentes com as normas institucionais e com as normas de convívio social.
Entretanto, as culturas infantis, lúdicas e corporais foram forjadas em diversos momentos,
especialmente nas aulas de educação física, na hora do recreio e nas aulas de teatro e de
desenho. Nesse sentido concluímos que a educação do corpo, nessa escola-parque, remete à
composição de diversos tipos de corpos, ajustáveis aos propósitos aos quais são submetidos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A educação do corpo na escola-parque 210/211 Sul de Brasília | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física para crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas Parque - Brasília (DF) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to understand the children`s body educationin various times and spaces of
210/211 south park school, in Brasilia-DF. The park schools set up reference that occupied a
prominent place in Brasilia Schools Building Plan, and in partnership with elementary school
provide children with complementary sports, recreational and artistic activities. Besides, this
institution has architectural, historical and philosophical elements built with bold personality,
suggesting an intentionality of body education and enthusiasm for childhood. It is a qualitative
research of theoretical and methodological nature, based on aspects of ethnography and
childhood studies that present themselves as a field of knowledge composed of several
theoretical, methodological and analytical references. The fieldwork was carried out between
march and September 2018, in a class of 15 children, most aged 8 to 9 years. The information
was produced through participant observation, production of drawings and conversations with
children, besides photographic images. During the study, processes of body education were
evidence, marked by the gradual control of bodily manifestations, through disciplinary precepts
consistent with the institutional norms and social norms. However, children`s, playful and bodily
cultures were forged at various times, especially in physical education classes, recess time and
in drama and drawing classes. In this sense we conclude that body education, in this Park School,
refers to the composition of various types of bodies, adjustable to the purposes to which they are
subjected. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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