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dc.contributor.advisorBritto, Maria Júlia Pantoja de-
dc.contributor.authorLuz, Karlize Gavioli da-
dc.date.accessioned2020-06-25T22:03:59Z-
dc.date.available2020-06-25T22:03:59Z-
dc.date.issued2020-06-25-
dc.date.submitted2020-02-27-
dc.identifier.citationLUZ, Karlize Gavioli da. Gestão organizacional na agricultura familiar: estudos múltiplos em associações e cooperativas de produtores orgânicos. 2020. 213 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38203-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasília, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO segmento da agricultura familiar no Brasil é responsável por 23% do Valor da Produção Agropecuária segundo o Censo Agropecuário 2017. No entanto, após uma revisão da literatura foi elencado vários aspectos limitadores do desempenho da agricultura familiar no que se refere a sua competitividade e produtividade, dentre eles, a própria gestão da propriedade rural. Assim sendo, emerge a necessidade de os agricultores familiares organizarem a gestão de suas propriedades com o intuito de obter vantagens competitivas e se inserir no mercado, sendo as associações e/ou cooperativas um meio de alcançar essa prerrogativa. Para que as associações e cooperativas possam oferecer vantagens reais para o produtor advém a necessidade da adoção de um modelo de gestão arrojado que produza informações consistentes, liderança eficiente e decisões apoiadas em indicadores que visem alcançar melhores resultados. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar as dimensões constituintes de um modelo de gestão para associações e cooperativas que contribuam para o desenvolvimento do agricultor familiar no intuito de impulsionar sua participação no mercado. Para tanto, foi conduzida uma revisão sistemática da literatura, em âmbito nacional e internacional, tencionando identificar as dimensões componentes de modelos teóricos de gestão. Após a definição do modelo de referência, foi aplicado o questionário estruturado proveniente do Programa de Desenvolvimento de Gestão de Cooperativas – PDGC da Fundação Nacional da Qualidade, devidamente revalidado para atender as especificidades do agricultor familiar. Os resultados foram submetidos a estatísticas descritiva, análise multivariada e univariada. A análise geral, em todo o território nacional, revelou as dimensões sociedade e estratégias e planos como mais implementadas. No entanto, em uma abordagem mais específica para cada região do país, características distintas foram evidenciadas por meio das análises, destacando a região Sul nas dimensões liderança, estratégias e planos, sociedade, processos e governança demonstrando dirigentes capacitados para assistir o produtor familiar na gestão de suas propriedades. A região Norte com maior implementação das dimensões estratégias e planos, processos e tecnologia sugerindo que a agricultura familiar nessa região tem o seu apoio nas organizações coletivas pelo fato de elas serem promotoras de assistência técnica, difusoras de tecnologia e viabilizadoras de acesso ao mercado. As regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste apresentaram similaridades na dispersão dos componentes principais, sendo que o Centro- Oeste apresentou maior incorporação da dimensão resultados, evidenciado a sua característica de adoção do modelo agrícola apoiado na monocultura, apresentando organizações mais orientadas para o mercado. A região Nordeste, demonstrou maior incorporação da dimensão sociedade, caracterizada pela preocupação com as questões socioambientais, evidenciado que os agricultores familiares têm a agricultura orgânica como nicho de mercado e as organizações coletivas como um meio de desenvolver a economia regional. Em relação a gestão de desempenho, as organizações demonstraram preocupação com o ingresso de novos associados indicando que na dimensão resultados o indicador mais utilizado para avaliar a gestão de desempenho da organização é o aumento de número de associados/cooperados.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGestão organizacional na agricultura familiar : estudos múltiplos em associações e cooperativas de produtores orgânicos.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCooperativismopt_BR
dc.subject.keywordAssociativismopt_BR
dc.subject.keywordGestãopt_BR
dc.subject.keywordProdutores orgânicospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The family farming segment in Brazil accounts for 23% of the value of agricultural production according to the 2017 Census of Agriculture. However, after a literature review, several aspects limiting the performance of family farming in terms of its competitiveness and productivity were listed. , among them, the rural property management itself. Therefore, there is a need for family farmers to organize the management of their properties in order to obtain competitive advantages and enter the market, with associations and / or cooperatives being a means of achieving this prerogative. In order for associations and cooperatives to offer real advantages to the producer, there is the need to adopt a bold management model that produces consistent information, efficient leadership and decisions based on indicators that aim to achieve better results. Thus, the objective of this study was to identify the constituent dimensions of a management model for associations and cooperatives that contribute to the development of family farmers in order to boost their participation in the market. To this end, a systematic review of the literature was conducted, at national and international levels, intending to identify the component dimensions of theoretical management models. After the definition of the reference model, a structured questionnaire from the Cooperative Management Development Program - PDGC of the National Quality Foundation, was applied, revalidated to meet the specificities of the family farmer. The results were submitted to descriptive statistics, multivariate and univariate analysis. The general analysis, throughout the national territory, revealed the dimensions of society and strategies and plans as most implemented. However, in a more specific approach for each region of the country, different characteristics were evidenced through the analyzes, highlighting the South region in the dimensions of leadership, strategies and plans, society, processes and governance, demonstrating capable leaders to assist the family producer in the management of your properties. The Northern region with the greatest implementation of the dimensions of strategies and plans, processes and technology suggesting that family farming in this region has its support in collective organizations because they are promoters of technical assistance, disseminators of technology and enabling access to the market. The Midwest, Southeast and Northeast regions showed similarities in the dispersion of the main components, with the Midwest showing greater incorporation of the results dimension, evidencing their characteristic of adopting the agricultural model supported by monoculture, presenting organizations more oriented to the market. The Northeast region showed greater incorporation of the society dimension, characterized by the concern with socioenvironmental issues, evidencing that family farmers have organic agriculture as a market niche and collective organizations as a means of developing the regional economy. In relation to performance management, organizations showed concern with the entry of new members, indicating that in the results dimension, the most used indicator to evaluate the performance management of the organization is the increase in the number of members / members.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Agronegóciospt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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