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Título: No meio do caminho tinha uma pedra : o ensino comunicativo baseado em temas e tarefas e suas implicações no uso de materiais didáticos diversificados em um centro de línguas
Autor(es): Passos, Sérgio Cardoso
Orientador(es): Turbin, Ana Emília Fajardo
Assunto: Ensino de línguas
Livros didáticos
Linguagem e línguas - estudo e ensino
Material didático
Linguagem e educação
Referência: PASSOS, Sérgio Cardoso. No meio do caminho tinha uma pedra : o ensino comunicativo baseado em temas e tarefas e suas implicações no uso de materiais didáticos diversificados em um Centro de Línguas. 2019. 152 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho tem como propósito investigar os conflitos gerados por dois materiais didáticos diversificados - uma material tipo fonte ou esquelético e um livro didático global - utilizados no ensino de língua inglesa numa proposta de abordagem comunicativa baseada em temas e tarefas em uma instituição do Distrito Federal. Nosso objetivo é entender as causas desse conflito analisando como cada material facilita ou dificulta a implementação da abordagem escolhida. Nosso referencial teórico tem como base os estudos sobre o ensino comunicativo (ALMEIDA FILHO, 1993, 2012; HYMES, 1972; WIDDOWSON, 1978; CANALE e SWAIN, 1979), sobre o enfoque temático (COYLE, HOOD e MARSH, 2010; BRINTON, SNOW e WESCHE, 1989; MOHAN, 1986; STRYKER e LEAVER, 1997) e sobre a produção de tarefas (LONG, 2015; NUNAN, 2014; PRABHU, 1987; WILLIS, 1996). Descrevemos também como a prescritividade presente nos livros didáticos de LE, isto é, as escolhas tanto conceituais como estruturais feitas pelos autores e editoras, pode dificultar a aplicação do comunicativismo. Apresentamos então elementos dessa prescritividade relacionados à autenticidade da língua (MISHEN, 2005; TOMLINSON, 2008), ao reconhecimento da importância da transferência entre a língua materna e a língua estrangeira (WIDDOWSON, 1978), ao ensino intercultural (BYRAM, GRIBKOVA E STARKEY, 2002) e ao papel da gramática (ALMEIDA FILHO, 2011; TOMLINSON e MASUHARA, 2008). Esta é uma pesquisa aplicada de caráter qualitativa interpretativista com um estudo de caso documental. Concluímos que ambos materiais possuem lacunas, em menor ou maior grau, que podem dificultar a implementação da abordagem, cabendo então ao professor fazer as adaptações necessárias para que sua prática possa alcançar os objetivos propostos. Por isso é importante que os docentes tenham conhecimento em detalhes de todos os elementos que caracterizam a abordagem comunicativa baseada em temas e tarefas.
Abstract: This research aims at investigating the conflicts generated by two different english teaching materials - a source material and a global textbook - both used in a proposal of a communicative approach based on themes and tasks in an school of Distrito Federal. Our goal is to understand the causes of the conflict by analyzing how each material facilitates or hinders the implementation of the chosen approach. Our theoretical framework is based on the studies on the Communicative Approach (ALMEIDA FILHO, 1993, 2012; HYMES, 1972; WIDDOWSON, 1978; CANALE e SWAIN, 1979), on the Content-Based Language Teaching (COYLE, HOOD e MARSH, 2010; BRINTON, SNOW e WESCHE, 1989; MOHAN, 1986; STRYKER e LEAVER, 1997) and the Task-Based Language Teaching (LONG, 2015; NUNAN, 2014; PRABHU, 1987; WILLIS, 1996). We also describe how the prescriptiveness in english teaching textbooks, that is, the conceptual and structural choices made by the authors and publishers, can make the application of communicativism difficult. We also present elements related to the authenticity of language (MISHEN, 2005; TOMLINSON, 2008), we discuss the importance of the recognition of transference between the mother tongue and the foreign language (WIDDOWSON, 1978), we talk about the intercultural teaching (BYRAM, GRIBKOVA & STARKEY, 2002) and about the role of grammar in this approach (ALMEIDA FILHO, 2011; TOMLINSON and MASUHARA, 2008). This is an interpretative qualitative applied research with a documentary case study. We conclude that both materials have gaps, to a lesser or greater extent, that may hinder the implementation of the approach, so it is up to the teacher to make the necessary adaptations so that his/her practice can achieve the proposed objectives. It is therefore important that teachers have detailed knowledge of all the elements that characterize the communicative approach based on themes and tasks.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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