Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Borges, Lívia Freitas Fonseca | - |
dc.contributor.author | Behmoiras, Daniel Cantanhede | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-25T13:30:41Z | - |
dc.date.available | 2020-06-25T13:30:41Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-25 | - |
dc.date.submitted | 2019-12-17 | - |
dc.identifier.citation | BEHMOIRAS, Daniel Cantanhede. Formação e currículo: a experiência do PIBID na educação física da UnB. 226 f.. 2019. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38162 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese de doutorado buscou compreender a importância do Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, no âmbito da Faculdade de Educação Física da UnB,
para a formação dos professores participantes do Programa. Teve como questão central a
seguinte pergunta: como os egressos do PIBID FEF/UnB, inseridos no mundo do trabalho,
avaliam/compreendem a apropriação de saberes relacionados ao exercício da docência a partir
da experiência do Programa, subprojeto Educação Física, entre os anos de 2011 e 2013? O
estudo teve como embasamento metodológico a pesquisa qualitativa, como instrumentos de
coleta de dados a entrevista, o questionário e os relatórios do Programa e utilizamos como
referência a “análise de conteúdo” para a análise dos dados. O PIBID se demonstrou como
uma política de educação bem sucedida, uma vez que proporcionou ótimos aprendizados aos
participantes, como a apropriação de saberes experimentais e saberes atitudinais, por
proporcionar aos pibidianos uma profunda imersão à realidade escolar, revelando suas
contradições, problemáticas, seus avanços e possibilidades. Os egressos demonstraram
interesse pelo aprendizado e a bolsa teve importância para o desenvolvimento das atividades
universitárias. Ao mesmo tempo, o PIBID possibilitou aos participantes avaliarem se a docência
na Educação Básica era de fato o interesse profissional, o que não ocorreu com todos. A
maioria dos egressos pesquisados exercem a docência em escolas públicas do Distrito
Federal. Outro ponto positivo foi o formato longitudinal, com duração de pelo menos dois anos,
o que possibilitou uma relação mais profícua com a escola do que o Estágio Supervisionado. A
relação teoria e prática também foi uma questão fortalecida nessa experiência formativa. Os
saberes apreendidos no Programa têm sido muito importantes para o desenvolvimento
profissional dos egressos. Os professores da universidade e da escola se sentiram valorizados
e tiveram um grande ânimo para o desenvolvimento do magistério. A pesquisa demonstrou que
os pontos positivos do Programa podem ser apropriados pelo currículo de formação dos
professores. Com isso, propomos a criação de uma disciplina intitulada “Iniciação à Docência”
para ser ofertada durante todo o curso, desde o primeiro semestre, de modo a servir como eixo
estruturante do currículo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Formação e currículo : a experiência do PIBID na educação física da UnB | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação de professores | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present doctoral thesis aimed to understand the importance of the Institutional Program for
Teaching Initiation Scholarships - PIBID, within the Faculty of Physical Education of UnB, for the
training of teachers participating in the Program. The central question was the following: how do
the FEF/ UnB graduates that took part at PIBID and, are employed after graduation evaluate /
understand the appropriation of knowledge related to the teaching practice from the experience
of the Program, Physical Education subproject, between the years of 2011 and 2013? The
study employed qualitative research as a methodological basis, as instrument of data collection
we proposed the interview, the questionnaire and reports of the Program and we used as a
reference the content analysis to analyze the data. PIBID proved to be a successful education
policy, as it provided participants with great learning, such as the appropriation of experimental
and attitudinal knowledge, and also by enabling the students a deep immersion in the school
reality, revealing its contradictions, problems, advances and possibilities. The graduates
showed interest in learning and the scholarship was important for the development of university
activities. At the same time, PIBID allowed participants to assess whether teaching in basic
education was in fact the professional interest, which did not happen to everyone. Most of the
graduates surveyed teach in public schools in the Federal District. Another positive aspect was
the longitudinal format, lasting at least two years, which enabled a more fruitful relationship with
the school when compared to the Supervised Internship. The relationship between theory and
practice was also an issue strengthened in this formative experience. The knowledge learned in
the program has been very important for the professional development of graduates. University
and school teachers felt valued and were very enthusiastic for the development of teaching. The
research has shown that the positive points of the Program should be appropriated by the
teacher training curriculum, so we propose the creation of a course on the initiation to teaching
to be offered throughout the course, from the first semester with the prospect that it may serves
as the structural axis of the curriculum. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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