Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/38160
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_WescleyWellVicenteBezerra.pdf4,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Avaliação para aprendizagem na disciplina de Cálculo 1 : percepções de discentes e docentes da Universidade de Brasília
Autor(es): Bezerra, Wescley Well Vicente
Orientador(es): Gontijo, Cleyton Hércules
Assunto: Avaliação da aprendizagem
Ensino de Cálculo
Cálculo Diferencial e Integral
Data de publicação: 25-Jun-2020
Referência: BEZERRA, Wescley Well Vicente. Avaliação para aprendizagem na disciplina de Cálculo 1: percepções de discentes e docentes da Universidade de Brasília. 2019. 200 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A pesquisa teve como objetivo geral analisar as percepções dos alunos e professores acerca da disciplina Cálculo 1, ofertada no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília, com destaque para elementos envolvidos na avaliação da aprendizagem. A pesquisa de natureza qualitativa e com uma abordagem fenomenológica buscou analisar a organização didáticopedagógica, as práticas avaliativas e os fatores associados ao sucesso/insucesso na disciplina a partir das respostas de um questionário que foi aplicado para 108 alunos que cursavam Cálculo 1 Semipresencial e 157 alunos que cursavam Cálculo 2 no segundo semestre de 2018. Além disso, participaram dessa pesquisa, respondendo questionário, 11 professores que trabalhavam com a disciplina de Cálculo 1 no primeiro semestre de 2019. A partir dos dados coletados nos questionários discentes e docentes, foi possível analisar as perguntas fechadas utilizando elementos da estatística descritiva, tais como: porcentagem e gráficos. Já as respostas das perguntas abertas foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011), obtendo-se 16 categorias de respostas dos estudantes e 16 categorias dos professores. Por fim, a partir dos dados coletados nos dois questionários e das análises realizadas, foi possível afirmar que a situação de insucesso em relação ao desempenho dos alunos na disciplina de Cálculo 1 na UnB está fortemente relacionada: às práticas avaliativas que não privilegiam o efetivo feedback e também à organização didático-pedagógica que não favorece as necessidades intrínsecas dos diferentes cursos. Esses fatores geram desmotivação com a Disciplina e sentimento de incapacidade de aprendizagem.
Abstract: This research aims to analyze the perception of students and professors about the Calculo 1 course, offered on the University of Brasilia’s campus, Darcy Ribeiro. The research highlights the main aspects of the learning process’s assessment and was based on the qualitative approach, with a phenomenological focus to analyze the organization of the didactic pedagogical work, the evaluation practice and some factors related with the success/failure of students on this course. A questionnaire was applied to 108 students of the part-time Calculo 1 course, 157 of the full time course of Calculo 2 in 2018’ second semester and their answers were analyzed and helped to respond our questions in this study. Besides that, 11 professors of Calculo 1 in 2019’s first semester also answered the questionnaire. From the data collects on these questionnaires, it was possible to analyze the closed questions using descriptive statistical elements such as: percentage and graphics. The opened questions were analyzed using the content analysis developed by Bardin (2011), finding 16 categories out of the students responses and other 16 categories from the professors responses. Lastly, from the data collected on both questionnaires and their analysis, we can affirm that the failures of students on the Calculo 1 course at UnB is highly related to: assessment practices that doesn’t favor an effective feedback and also to an organization of the didactic pedagogical work that doesn’t favor the inner needs of those different courses. These factors result in demotivation with the course and the feeling of learning incapacity.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.