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2019_MarceloCarvalhedoNenevê.pdf5,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorBrochado, Izabela Costa-
dc.contributor.authorNenevê, Marcelo Carvalhedo-
dc.date.accessioned2020-06-25T13:04:20Z-
dc.date.available2020-06-25T13:04:20Z-
dc.date.issued2020-06-25-
dc.date.submitted2019-10-14-
dc.identifier.citationNENEVÊ, Marcelo Carvalhedo. O palhaço em trânsito: entre a rua, hospitais e terreiro do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro. 2019. 162 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38157-
dc.description.abstractO presente trabalho reúne três formatos de apresentação em palhaçaria, sendo eles as saídas de clown definidas por Luiz Otávio Burnier, as visitas hospitalares e o Teatro de terreiro do Grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro em uma experiência de trânsito entre eles, tendo como ponto de encontro o enfoque nas relações estabelecidas com o público, parceiros de cena, objetos e ambiente. Partindo do foco nas relações proponho a criação em relação por meio do que Jaques Lecoq conceituou como estado de reação; a produção de zonas de brincadeira na intervenção de palhaços e palhaças; a atenção ao que falta ou à fome, como nomeia Dario Fo, em cada situação para estabelecimento de parcerias em jogos improvisados; a conexão com o público como suporte para a palhaçaria. Em cada um dos formatos mergulho em uma experiência de campo. Nas saídas de clown a circulação intitulada Invasões Bárbaras nas cidades de Brasília, Alexânia, Pirenópolis e Anápolis. Nas visitas hospitalares, o trabalho no Hospital Regional de Ceilândia e Hospital Regional de Samambaia pelo grupo de Circo e Teatro Sagrado Riso, tendo como contraponto o estudo do Clown Visitador de Ana Elvira Wuo. No Teatro de terreiro, a experiência como palhaço botando a figura do Palhaço no espetáculo Quarta Roda ou o Amor é Rio sem Margem do grupo de cultura popular de Brasília, Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro. Sob o prisma da multiplicidade dos formatos encontro uma perspectiva de palhaçaria como inteireza, que ressoa com o trabalho de Sue Morrison e que conecta o emaranhado de relações que se movem com ele.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO palhaço em trânsito : entre a rua, hospitais e terreiro do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordClownpt_BR
dc.subject.keywordRelaçãopt_BR
dc.subject.keywordSaídas de clownpt_BR
dc.subject.keywordVisitas hospitalarespt_BR
dc.subject.keywordTeatro de terreiropt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present work units three presentation formats in clownery, namely the clown rides defined by Luiz Otávio Burnier, the hospital visits and the yard theater made by the group Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro in an experience of transit between them, having as common ground the focus on relationships established with the public, scene partners, objects and environment. Starting from the focus on relationships, I propose creation in relation through what Jaques Lecoq conceptualized as state of reaction; the production of play zones in the intervention of clowns; attention to what is missing, or hunger as Dario Fo calls it, in each situation to establish partnerships in improvised games; taking the audience as a scene partner; and connecting with the public as a support for clowning. In each of these formats I delve into a field experience. In the clown rides, the circulation entitled Barbaric Invasions in the cities of Brasilia, Alexânia, Pirenópolis and Anápolis. In hospital visits the work made with the circus and theater group Sagrado Riso in the Hospital Regional da Ceilândia and Hospital Regional de Samambaia, having as counterpoint the study of Ana Elvira Wuo's Visiting Clown. In the yard theater, the experience as a clown using the figure of the Clown in the show Quarta Roda ou o amor é sem Margem from Brasília’s popular culture group, Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro. From the multiplicity of formats I find a perspective of clowning as a whole, which resonates with Sue Morrison’s work and connects the tangle of relations that move with it.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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