Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/38142
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_EdsonDelCasaleMoreira.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O perfil do egresso do curso de licenciatura em Música a distância da UnB e sua inserção no mercado de trabalho
Autor(es): Moreira, Edson del Casale
Orientador(es): Marins, Paulo Roberto Affonso
Assunto: Ensino a distância
Música - formação profissional
Data de publicação: 25-Jun-2020
Referência: MOREIRA, Edson del Casale. O perfil do egresso do curso de licenciatura em Música a distância da UnB e sua inserção no mercado de trabalho. 2019. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta pesquisa teve por finalidade a obtenção do perfil dos egressos do curso de licenciatura em música a distância da UnB, bem como examinar os mecanismos de inserção dos egressos no mercado de trabalho em seus respectivos estados e cidades/regiões metropolitanas. O sistema UAB busca levar uma Universidade Pública de qualidade em locais distantes e isolados, tendo como foco formar prioritariamente professores para atuação na Educação Básica. A pesquisa se justifica em razão de em 12 anos de existência do referido curso não haver trabalhos que coletem informações para traçar o perfil dos egressos do curso relacionando-os aos objetivos de formação propostos no Projeto Pedagógico do Curso nem informações sobre o processo de inserção profissional destes no mercado de trabalho de professores de música. Aspectos pertinentes ao termo “inserção profissional” foram amparados teoricamente pelas ideias discutidas por Alves (2003), Rocha-de-Oliveira (2012) e Gomes (2016) que observam esse processo como uma experiência hermética/singular, dependente de múltiplos fatores e circunstâncias distintas. De caráter quantitativo, essa pesquisa foi desenvolvida auxiliada por um survey com um questionário autoadministrado via internet enviado aos alunos via e-mail, redes sociais e aplicativo de mensagem instantânea com a participação efetiva de 54 egressos. Os resultados obtidos indicam que a inserção desses egressos no mercado de trabalho se deu antes mesmo do ingresso no curso de licenciatura, o que pode ser explicado pela faixa etária acima de 40 anos de grande parte dos egressos e pelo seu percurso formativo anterior ao ingresso no curso de licenciatura. Confirmou-se também que esse processo acontece de forma sui generis, devido ao histórico de vida social e profissional de cada egresso, mas com esperadas semelhanças devido as escolhas feitas e autorregulação do mercado de trabalho (multidimensional). Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com informações para uma atualização do panorama da inserção dos egressos no mercado de trabalho, bem como um aprimoramento e fortalecimento das formas de comunicação entre IES e egressos, criando uma melhor perspectiva para inserção dos mesmos no mercado de trabalho em todas as esferas da educação.
Abstract: In the 12 years of its existence, there are still no studies that investigate the University of Brasilia’s Distance Learning Music Course to define the profile of its graduates in relation to the training objectives set down in the course’s pedagogical plan or to analyze information about the employability of those professionals as music teachers. Aspects regarding the term “employability” were theoretically supported by the ideas discussed by Alves (2003), Rocha-deOliveira (2012) and Gomes (2016), who see this process as a hermetic/singular experience, dependent on multiple factors and various circumstances. With a quantitative approach, this research was carried out aided by a survey with a selfadministered web-based questionnaire sent to graduates via e-mail, social networks and instant messaging applications, with an effective participation of 54 graduates. The results obtained indicate that the insertion of these graduates in the work market occurred early, even before starting their undergraduate degree, which can be explained by most graduates being in their 40s and their educational background prior to entering university. It became evident that this process happens multidimensionally, given each graduate’s history, their social and professional lives, but with expected similarities due to the choices they made and a self-regulating work market. This research is expected to contribute with new information, updating the panorama of the insertion of music graduates in the work market, as well as improving and strengthening communication forms between higher education institutions and graduates, bringing benefits to both and a better perspective about their insertion in the work market in any level of education.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Música (IdA MUS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.