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dc.contributor.advisorPereira, Fábio Henrique-
dc.contributor.authorMeneses, Gabriela Silva-
dc.date.accessioned2020-06-24T12:22:09Z-
dc.date.available2020-06-24T12:22:09Z-
dc.date.issued2020-06-24-
dc.date.submitted2019-12-06-
dc.identifier.citationMENESES, Gabriela Silva. O jornalista nas universidades federais brasileiras: identidade, ideologias e negociações. 2019. 346 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38094-
dc.descriptionDissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA proposta desta pesquisa é analisar a construção da identidade dos jornalistas que atuam nas universidades públicas federais brasileiras. Com base nos pressupostos teóricos do interacionismo simbólico, este estudo recorreu ao método indutivo e à metodologia etnográfica para descrever o processo de autodefinição identitária desses jornalistas; identificar as ideologias presentes na atuação; analisar o processo de negociação identitária desse profissional com o conjunto de atores sociais com os quais ele interage; e compreender o processo de segmentação do grupo profissional. Para gerar os dados necessários, optou-se por realizar uma observação de campo em uma universidade; fazer dez entrevistas com jornalistas de todas as regiões do país; e, também, analisar os documentos referentes à comunicação das universidades onde trabalham os entrevistados. As informações geradas foram interpretadas a partir de quatro categorias de análise: Identificação, Práticas, Ideologias e Interações. Com a análise dos dados, à luz do interacionismo simbólico, foi possível inferir que os jornalistas se identificam com mais recorrência ao estatuto de jornalista, apesar do estatuto de servidor público também se fazer presente em alguns casos. Esses profissionais, durante o cotidiano de trabalho, relacionam-se com outros jornalistas, servidores técnico-administrativos e terceirizados, professores e pesquisadores, estagiários e com os gestores e a Reitoria, negociando a identidade de formas diferentes com cada um desses grupos. Por fim, foram identificados seis segmentos que compõem o grupo profissional dos jornalistas das universidades federais: repórter/editor, assessor de imprensa, divulgador da ciência, gestor/administrador, relações públicas e comunicador público. Dessa forma, concluiu-se que os jornalistas que atuam nas universidades, apesar da mesma identidade formal e do mesmo objetivo de trabalho, possuem identidades plurais, que convivem e se entrelaçam dentro de um mesmo grupo profissional.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO jornalista nas universidades federais brasileiras : identidade, ideologias e negociaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordJornalistaspt_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordIdentidade profissional-
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this research is to analyze the identity construction of journalists that work in Brazilian federal public universities. Based on the symbolic interactionism, this study used the inductive reasoning and ethnographic methodology to describe the process of identity self-definition of these journalists, aiming to identify the ideologies existing in the professional performance, analyze the process of identity negotiation of this professional with the social actors with whom interacts, and understand the process of segmentation of the professional group. To generate the data, a participatory observation was performed in a university; ten interviews with journalists from all regions of Brazil were conducted; and also documents about communication from the universities where the interviewed work were analyzed. The information generated was interpreted within four categories of analysis: Identification, Practices, Ideologies and Interactions. With this analysis, it was possible to infer that journalists identify themselves more often with journalist status, although public servant status is also present in some cases. These professionals, during their daily work, interact with other journalists, public servants and outsourced, professors and research scientists, trainees and university managers, negotiating their identity in different ways with each of these groups. Finally, six segments that constitute the professional group of journalists from Brazilian federal universities were identified: reporter/editor, press officer, science disseminator, manager/administrator, public relations and public communicator. Thus, it concludes that journalists that work in universities, despite the same formal identity and the same work goals, have plural identities, which coexist and intertwine within the same professional group.pt_BR
dc.contributor.emailgabrielasmeneses@gmail.com-
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