Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Farias, Mylène Christine Queiroz de | - |
dc.contributor.author | Luz, Kerlla de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-22T11:17:57Z | - |
dc.date.available | 2020-06-22T11:17:57Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-22 | - |
dc.date.submitted | 2019-11-19 | - |
dc.identifier.citation | LUZ, Kerlla de Souza. Processo de desenvolvimento de novos produtos e o modelo de referência mecatrônico: uma experiência didática na escola de empreendedores do CDT/ UnB. 2019. ix, 137 f., il. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38067 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta tese é verificar se a aplicação de métodos de aprendizagem
ativa garante um aumento no desempenho acadêmico e no desenvolvimento das habilidades
transversais imprescindíveis para o mercado de trabalho. No século XXI, a comunidade acadêmica
busca por modelos ideais para o educar dentro do processo transitório das gerações, ainda
apoiada basicamente na transmissão de conhecimento centrada no professor. Assim como as
instituições de ensino enfrentam esse desafio, as empresas têm sentido também dificuldade na
capacitação dos seus funcionários dentro de um mercado que se prepara para a 4ª revolução
industrial. Dessa forma, as empresas buscam por um profissional que possa agregar como fator
diferencial o desenvolvimento de novos produtos diante das possibilidades do mercado. Sendo
assim, há uma lacuna entre o que o egresso encontrará no mercado de trabalho e o aluno dentro
da sala de aula. A possibilidade de aproximar o mundo do trabalho e a sala de aula pode trazer
inúmeros benefícios para uma nova geração de trabalhadores, além de permitir mais produtividade
para as empresas. Assim, como uma tentativa de contribuir para preencher essa lacuna, este
trabalho consistiu na aplicação de um Processo de Ensino-Aprendizagem com Cenários de
Integração (CI) baseado no Modelo de Referência Mecatrônico (MRM) e no PBL (do inglês,
Problem-Based Learning), e interligado ao Processo de Avaliação de Desempenho baseado na
Análise das Competências CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitudes). Neste trabalho, a
disciplina Processo de Inovação e Desenvolvimento de Produtos foi utilizado como estudo de
caso, que é ofertada semestralmente pela Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília
para alunos de todos os cursos de graduação em engenharia. Esta disciplina faz parte do Projeto
Escola de Empreendedores, do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da
Universidade de Brasília (CDT/UnB). Com o objetivo de verificar a existência da relação entre o
aproveitamento de Conhecimento, Habilidade e Atitude (CHA) dos estudantes das turmas A e B,
foi realizada a análise dos dados de forma quantitativa. Para verificar a existência de correlação
entre o aproveitamento do CHA, foi necessário o cálculo do coeficiente da correlação linear (r). E,
para verificar se, em média, os estudantes obtiveram a mesma nota nas categorias do CHA,
aplicou-se o teste t de Student de probabilidade estatística para amostras independentes,
considerando-se um nível de significância de 5%. Observou-se, que o comportamento
apresentado pelas variáveis investigadas é linear, e que as associações têm tendências positivas.
Porém, na turma B, houve maior correlação entre habilidades, atitudes e conhecimento mostrando
que a aplicação da metodologia PBL sozinha também despertou na turma os 3 pilares da
competência CHA: conhecimento, habilidades e atitudes.
Todavia, na validação das hipóteses com o teste t, a turma A, onde houve a aplicação do cenário
de integração e metodologia PBL juntos, obteve aproveitamento na avaliação em habilidades e
atitudes significativamente maior. No entanto, a turma B, obteve índice de aproveitamento na
avaliação em conhecimentos significativamente maior. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Processo de desenvolvimento de novos produtos e o modelo de referência mecatrônico: uma experiência didática na escola de empreendedores do CDT/ UnB | pt_BR |
dc.title.alternative | New products development process : a didactic experience in the entrepreneurs school of CDT/ UNB | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação em Engenharia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizado ativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de Desenvolvimento de Produtos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cenário de integração | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Barbalho, Sanderson César Macêdo | - |
dc.description.abstract1 | This thesis aims at determining whether the application of active learning methods
leads to an increase in academic performance and the development of the necessary transversal
abilities for the labor market. In the 21st century, the academic community is looking for ideal
models of education that consider the transient process of generations, as the current generation
is still supported by a teacher-centered teaching model. Not only educational institutions face this
challenge, but also companies have experienced difficulties in training their employees in a market
that is transitioning to the 4th industrial revolution. Thus, companies search for a professional that
can be a differential factor in the development of new products taking advantage of the market
possibilities. Thus, there is a gap between what alumni find in the job market and what students
find in the classroom. Bringing the world of work and the classroom closer together can provide
many benefits to a new generation of workers and increase the productivity of companies. Thus,
this work aimed at filling this gap by conceiving a Teaching-Learning Process with Integration
Scenarios (IC) based on the Mechatronic Reference Model (MRM) and Problem-Based Learning
(PBL). Knowledge, Abilities, and Attitudes (KAA) Competence Analysis was performed for
evaluating performance. In this work, the subject “Innovation and Product Development Process,”
which is offered half-yearly by the Faculty of Technology of the University of Brasilia for students
of all undergraduate degrees in engineering, was used as a case study. This subject is part of the
Entrepreneurs' School Project of the Support Center for Technological Development of the
University of Brasilia (CDT/UnB). With this purpose, we collected data using questionnaires that
were administered for two classes in the first half of 2019 following the methodology of continuous
evaluation of KAA. More specifically, we applied the PBL methodology without including the
Integration Scenario in one of the classes ( CWNS - class with no scenario - or B class, containing
20 students) and providing the didactic experience of scenarios to the students in the other class
(CWS - class with scenario - or A class, containing 35 students). Therefore, here we propose an
adaptation of the Integration Scenario method supported by the PBL Methodology, in which each
multidisciplinary team - groups of students from different courses and, thus, with different
knowledge - researched and defined its own company project integrated to an innovative product
proposal. When validating the hypotheses using the student’s t-test, we observed that the class A,
where the integration scenario was applied together with the PBL methodology, performed
significantly better in the evaluation of abilities and attitudes than the class B. However, the class
B performed significantly better in the evaluation of knowledge than the class A. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|