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Título: Ser professor(a) : as narrativas (auto)biográficas no processo de (trans)formação de professores de Química
Autor(es): Brito, Assicleide da Silva
Orientador(es): Gastal, Maria Luiza de Araújo
Assunto: Professores - formação
Professores de química
Biografias
Docentes
Data de publicação: 17-Jun-2020
Referência: BRITO, Assicleide da Silva. Ser professor(a): as narrativas (auto) biográficas no processo de (trans)formação de professores de Química. 2019. 144 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar o processo de (trans)formação da identidade docente e de relação com o saber da experiência com um grupo de professores de Química, iniciantes na atuação profissional, a partir do trabalho com suas narrativas biográficas. Esta pesquisa teve como abordagem a pesquisa narrativa e biográfica dentro da construção metodológica orientada pelas biografias educativas. O estudo também se situa no âmbito da pesquisa-formação, por envolver um trabalho colaborativo com um grupo reflexivo de professores, cuja pretensão é compreender as relações com a prática pedagógica e com o saber da experiência. A escrita, escuta e partilha permitiram a formação de uma Rede de Educadores de Química do Brasil (REQUEBRA) com o objetivo de reunir professores reflexivos. Os momentos de investigação foram desenvolvidos por meio de narrativas orais e escritas, dentro da relação com a escrita, a escuta e a reflexão sobre o processo formativo durante a atuação profissional. Os sujeitos foram quatro professores de Química atuantes na Educação Básica e Educação Superior e a pesquisadora, que também assume um papel de informante na construção do trabalho. Apresentamos os momentos de chegada à pesquisa e os momentos de transição das etapas construídas com os professores. A análise das narrativas envolveu o trabalho com a hermenêutica para contar as histórias que construímos dentro desse trabalho reflexivo. Na construção da trama contamos os fios que atravessaram nossas histórias e permitiram identificar elementos formadores da nossa identidade profissional docente. Contamos sobre nosso exercício de escuta e escrita; revivemos memórias e trocamos experiências; refletimos sobre o ser professor(a); abordamos aspectos de formação na Licenciatura, na escola e na formação continuada; apresentamos mudanças e novos caminhos pessoais e profissionais; refletimos sobre a diversidade na escola; contamos sobre o Campus de expansão do interior de Sergipe; compartilhamos experiências sobre a gestão escolar e, por fim, nossa relação com os alunos, a escola e o ensino de Química. Percebemos, no trabalho com as narrativas, que ao longo do tempo conferimos sentimentos de pertencimento e aprofundamento da complexidade que abrange a atividade docente. Construímos visões de ser professor(a) que incorporam elementos na relação com os alunos, aquisição de saberes pedagógicos e científicos, preocupação em relacionar os conteúdos com o contexto do aluno, cuidado com a aprendizagem dos alunos e desenvolver projetos de extensão e pesquisa para aproximar os alunos da vida acadêmica. A partir da partilha e interação com o grupo entendemos a (re)construção do nosso processo de humanização do ensino e no dar espaço ao saber da experiência. Para o ensino de Química intuímos nosso cuidado em desmistificar as visões negativas em relação a área através da busca por estratégias que aproximem os saberes dos alunos aos conhecimentos e linguagem que envolvem o ensino de Química. Assim, o trabalho com as narrativas foi um passo para darmos sentido às coisas que nos acontecem, aos saberes que adquirimos e as relações que formamos com a docência. A REQUEBRA passa a ser um espaço para nós e outros professores compartilharem momentos formativos de reflexão sobre os saberes que construímos nessa travessia da vida, as relações com a prática pedagógica e as perspectivas futuras pessoais e profissionais.
Abstract: The present study aimed to analyze the process of teacher identity’s (trans)formation and relationship with knowledge of experience with a chemistry teachers’ group, beginners in professional performance, from work with their biographical narratives. This research was aimed at narrative and biographical research within the methodological construction guided by educational biographies. The study is also located in the context of research-training, because it involves collaborative work with a reflective group of teachers, whose intention is to understand the relationships with pedagogical practice and with the knowledge of experience. Writing, listening and sharing allowed the formation of a Network of Chemistry Educators from Brazil (REQUEBRA) with the objective of bringing together reflective teachers. The moments of investigation were developed through oral and written narratives, within the relationship with writing, listening and reflection on the formative process during professional performance. The subjects were four chemistry professors working in Basic Education and Higher Education and the researcher, who also assumes an informant role in the work’s construction. We present the arrival’s moments to the research and the moments of steps’ transition built with the teachers. The narratives' analysis involved the work with hermeneutics to tell the stories we built within this reflective w ork. In the plot’s construction we told the threads that went through our stories and allowed to identify elements that form our professional teaching identity. We count on our listening and writing exercise; we relive memories and exchange experiences; we reflect on being a teacher; we address aspects of training in undergraduate, school and continuing training; we present changes and new personal and professional paths; we reflect on diversity in school; we told about the Expansion Campus of the Interior of Sergipe; we share experiences on school management and, finally, our relations hip with students, school and chemistry teaching. We realized, in the work with the narratives, that over time we confer feelings of belonging and deepening of the complexity that encompasses the teaching activity. We build visions of being a teacher that incorporate elements in the relationship with students, acquisition of pedagogical and scientific knowledge, concern to relate the contents with the student context, care for students' learning and develop projects research to bring students closer to academic life. From sharing and interaction with the group we understand the (re)construction of our teaching humanization process and making room to knowledge of experience. For chemistry teaching we instruct our care to demystify negative views in relation to the area through the search for strategies that bring students' knowledge closer to the knowledge and language that involve chemistry teaching. Thus, the work with narratives was a step to make sense of the things that happen to us, to the knowledge that we acquire and the relationships that we formed with teaching. REQUEBRA becomes a space for us and other teachers to share formative moments of reflection on the knowledge we have built in this crossing of life, relationships with pedagogical practice and future personal and professional perspectives.
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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