Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/38050
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_YnáKabeRodríguezOlfenza.pdf28,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Táticas de Resistência : relatórios da sobrevivência da onça
Autor(es): RodrÍguez Olfenza, Yná Kabe
Orientador(es): Rosa, Luisa Günther
Assunto: Travestis
Violência
Cotidiano
Arte contemporânea
Transgressão
Data de publicação: 17-Jun-2020
Referência: RODRÍGUEZ OLFENZA, Yná Kabe Rodríguez. Táticas de Resistência: Relatórios da sobrevivência da onça. 2019. 238 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho é uma junção entre a prática que nós criamos para resistir cotidianamente e os embates que podemos enfrentar ao usarmos a arte como um meio de transgredir a violência estrutural que permeia as instituições acadêmicas e os discursos hegemônicos em torno daquilo que poderia ser tomado como um conhecimento válido. As ideias e diálogos apresentados no formato de relatório evidenciam as rupturas das fronteiras quando arte e vida se propõem simultaneamente a lutar contra as opressões cotidianas. Este trabalho não tenta explicar nenhuma noção de “práticas indisciplinares”, nem se propõe a ser um exemplo delas, simplesmente se apresenta como aquilo que precisou se tornar: em várias formas, pesquisa, prática e pensamento teórico foram combativos e/ou curativos. Portanto, o que está escrito aqui é um tipo de descrição das táticas subjetivas de resistência a partir das possibilidades de mudanças que a arte pode criar no cotidiano, assim como a diferença que a vida pode produzir nos modos como fazemos arte.
Abstract: This work is a combination of the practice we create to resist everyday and the engagements we can face by using art as a medium to transgress the structural violence that permeates academic institutions and hegemonic discourses around what could be seen as valid knowledge. The ideas and dialogues presented in a report style, indicates the breaks of boundaries when art and life simultaneously set out to fight everyday oppression. This work doesn’t try to clarify any notion of indisciplinary practices neither wants to be an example of it, it simply presents itself as what it needed to become: in various ways, research, practice and theoretical thinking were combative and/or healing. So, what is written here is a kind of description of subjective tactics of resistance on the possibilities of changes art can create in the everyday, and also the difference life can make in the ways we make art. Keywords
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.