Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Duque, Cláudio Gottschalg | - |
dc.contributor.author | Orlandi, Tomás Roberto Cotta | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-15T11:12:38Z | - |
dc.date.available | 2020-06-15T11:12:38Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-15 | - |
dc.date.submitted | 2019-11-07 | - |
dc.identifier.citation | ORLANDI, Tomás Roberto Cotta. Um modelo de arquitetura da informação, apoiado pela multimodalidade, para capacitação de profissionais de alto desempenho. 2019. [215] f. il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38033 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa apresenta uma proposta da aplicação dos conceitos de Arquitetura da Informação, Espaços Informacionais, Multimodalidade, Teoria da Relevância como caminho para o atendimento das necessidades de informação desses profissionais de alto desempenho. Uma das finalidades da Arquitetura da Informação é viabilizar o fluxo efetivo de informações por meio de ambientes informacionais. A multimodalidade vem contribuir com os conteúdos dos Espaços Informacionais, disponibilizando objetos de aprendizagem de vários modos semióticos. Esta pesquisa propõe que a Arquitetura da Informação, associada à Multimodalidade, aplicada na formação de profissionais de alto desempenho pode auxiliar, significativamente, o alcance das necessidades de informação do educando, propiciando desempenhar com eficiência suas atividades técnicas e gerenciais cotidianas. Como metodologia de pesquisa aplicada exploratória, foram aplicados questionários aos discentes usuários do modelo, e aplicado o grupo focal com os docentes, arquitetos da informação que elaboram espaços informacionais. Os resultados demonstram que houve uma aceitação do modelo, apesar da amostra limitada, a pesquisa é representativa por contemplar discentes em vários estados brasileiros. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Um modelo de arquitetura da informação, apoiado pela multimodalidade, para capacitação de profissionais de alto desempenho | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arquitetura da informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Espaços informacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Multimodalidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research presents a proposal of the application of the concepts
of Information Architecture, Informational Spaces, Multimodality,
Relevance Theory as a way to meet the information needs of these
high performance professionals. One of the purposes of Information
Architecture is to enable the effective flow of information through
informational environments. Multimodality contributes to the contents
of Informational Spaces, providing learning objects in various semiotic
ways. This research proposes that the Information Architecture,
associated with Multimodality, applied in the training of high
performance professionals can significantly help the student's
information needs reach, allowing to perform efficiently their daily
technical and managerial activities. As an exploratory applied
research methodology, questionnaires were applied to students using
the model, and the focus group was applied with teachers, information
architects who elaborate informational spaces. The results show that
there was an acceptance of the model, despite the limited sample, the
research is representative because it includes students in several
Brazilian states. | pt_BR |
dc.contributor.email | tomasroberto@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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