Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/38033
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_TomásRobertoCottaOrlandi.pdf6,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDuque, Cláudio Gottschalg-
dc.contributor.authorOrlandi, Tomás Roberto Cotta-
dc.date.accessioned2020-06-15T11:12:38Z-
dc.date.available2020-06-15T11:12:38Z-
dc.date.issued2020-06-15-
dc.date.submitted2019-11-07-
dc.identifier.citationORLANDI, Tomás Roberto Cotta. Um modelo de arquitetura da informação, apoiado pela multimodalidade, para capacitação de profissionais de alto desempenho. 2019. [215] f. il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38033-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa apresenta uma proposta da aplicação dos conceitos de Arquitetura da Informação, Espaços Informacionais, Multimodalidade, Teoria da Relevância como caminho para o atendimento das necessidades de informação desses profissionais de alto desempenho. Uma das finalidades da Arquitetura da Informação é viabilizar o fluxo efetivo de informações por meio de ambientes informacionais. A multimodalidade vem contribuir com os conteúdos dos Espaços Informacionais, disponibilizando objetos de aprendizagem de vários modos semióticos. Esta pesquisa propõe que a Arquitetura da Informação, associada à Multimodalidade, aplicada na formação de profissionais de alto desempenho pode auxiliar, significativamente, o alcance das necessidades de informação do educando, propiciando desempenhar com eficiência suas atividades técnicas e gerenciais cotidianas. Como metodologia de pesquisa aplicada exploratória, foram aplicados questionários aos discentes usuários do modelo, e aplicado o grupo focal com os docentes, arquitetos da informação que elaboram espaços informacionais. Os resultados demonstram que houve uma aceitação do modelo, apesar da amostra limitada, a pesquisa é representativa por contemplar discentes em vários estados brasileiros.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUm modelo de arquitetura da informação, apoiado pela multimodalidade, para capacitação de profissionais de alto desempenhopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordArquitetura da informaçãopt_BR
dc.subject.keywordEspaços informacionaispt_BR
dc.subject.keywordMultimodalidadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research presents a proposal of the application of the concepts of Information Architecture, Informational Spaces, Multimodality, Relevance Theory as a way to meet the information needs of these high performance professionals. One of the purposes of Information Architecture is to enable the effective flow of information through informational environments. Multimodality contributes to the contents of Informational Spaces, providing learning objects in various semiotic ways. This research proposes that the Information Architecture, associated with Multimodality, applied in the training of high performance professionals can significantly help the student's information needs reach, allowing to perform efficiently their daily technical and managerial activities. As an exploratory applied research methodology, questionnaires were applied to students using the model, and the focus group was applied with teachers, information architects who elaborate informational spaces. The results show that there was an acceptance of the model, despite the limited sample, the research is representative because it includes students in several Brazilian states.pt_BR
dc.contributor.emailtomasroberto@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.