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Título: Percepção dos familiares sobre o exame de fundo de olho para diagnóstico da retinopatia da prematuridade
Autor(es): Corrêa, Thaís Helena da Costa
E-mail do autor: thaishelena16@hotmail.com
Orientador(es): Ribeiro, Laiane Medeiros
Assunto: Recém-nascidos - prematuros
Retinopatia da prematuridade - diagnóstico
Educação em saúde
Olhos - doenças
Recém-nascidos - cuidado e tratamento
Data de publicação: 12-Jun-2020
Referência: CORRÊA, Thaís Helena da Costa. Percepção dos familiares sobre o exame de fundo de olho para diagnóstico da retinopatia da prematuridade. 2019. 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: A retinopatia da prematuridade é caracterizada por uma vasculopatia proliferativa retiniana imatura em recém-nascidos pré-termos (RNPT). Para diagnóstico e acompanhamento dessa patologia, é realizado o exame de fundo de olho em pacientes que apresentam critérios anatomopatológicos para o desenvolvimento da doença. Deve-se avaliar precocemente essa população dentro de setores hospitalares, como as unidades de terapia intensiva neonatal, unidades de cuidado intermediário neonatal convencional e unidades de cuidado intermediário neonatal canguru, esse acompanhamento pode ser estendido após a alta hospitalar, no setor ambulatorial de cuidados neonatais. Dessa maneira, os familiares devem estar cientes sobre a patologia, o exame, as possíveis consequências e tipos de tratamento. Objetivo: Descrever a elaboração de um material educativo direcionado aos familiares de recém-nascidos prematuros sobre o exame de fundo de olho para o diagnóstico da retinopatia da prematuridade. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica, descritiva com abordagem qualitativa, em dois hospitais de referência de Brasília-DF, Brasil. Sendo seus participantes familiares de recém-nascidos que apresentam solicitação médica para realização do exame de fundo de olho e profissionais da saúde que atuam no cuidado direto desses RNPT internados nos hospitais. Após o consentimento de participação na pesquisa, na primeira etapa, os pais foram entrevistados e suas narrativas gravadas conforme roteiro de perguntas semiestruturadas previamente elaborado pelas pesquisadoras. Adiante, na segunda etapa, realizou-se a elaboração do material educativo pelas pesquisadoras. Por fim, a terceira etapa apresenta a avaliação do material educativo por meio de instrumento com escala tipo Likert pelos profissionais de saúde e pais. Resultados: Das entrevistas, emergiu-se três categorias: percepção dos pais sobre os riscos para desenvolver retinopatia da prematuridade e a necessidade do exame de fundo de olho; comunicação entre a equipe multiprofissional e os pais de crianças submetidas ao exame de fundo de olho; e o conhecimento e sentimento dos pais em relação a sua inserção nos cuidados ao recém-nascido relacionados ao exame de fundo de olho e retinopatia da prematuridade. A partir das lacunas levantadas pelas categorias, desenvolveu-se as questões a serem abordadas no material educativo. Este foi avaliado por dois grupos: profissionais da saúde e pais. Após as adaptações realizadas conforme as sugestões dos participantes, os resultados alcançaram valores aceitáveis dentro do cálculo de índice de validade de conteúdo. Conclusão: O material educativo constitui um instrumento que pode fazer parte da educação em saúde acerca do exame de fundo de olho e da retinopatia da prematuridade com intuito de preparar e estimular a compreensão e adesão dos familiares dos RNPT nas consultas oftalmológicas.
Abstract: Introduction: Retinopathy of prematurity is characterized by immature retinal proliferative vasculopathy in preterm newborns (PTNB). For diagnosis and follow-up of this pathology, the fundus examination is performed in patients with pathological criteria for the development of the disease. This population should be evaluated early within hospital sectors such as neonatal intensive care units, conventional neonatal intermediate care units, and kangaroo neonatal intermediate care units. This follow-up can be extended after hospital discharge in the outpatient neonatal care sector. Thus, family members should be aware of the pathology, the examination, the possible consequences and types of treatment. Objective: To describe the elaboration of an educational material aimed at family members of premature newborns about the fundus examination for the diagnosis of retinopathy of prematurity. Methodology: This is a methodological, descriptive research with a qualitative approach, in two reference hospitals of Brasília-DF, Brazil. Participants: Being their family members of newborns who have a medical request to perform an eye test and health professionals who work in direct care of these PTNB hospitalized in hospitals. After consenting to participate in the research, in the first stage, parents were interviewed and their narratives recorded according to the script of semi-structured questions previously prepared by the researchers. Ahead, in the second stage, the educational material was elaborated by the researchers. Finally, the third stage presents the evaluation of educational material through a Likert scale instrument by health professionals and parents. Results: From the interviews, three categories emerged: parents' perception of the risks to develop retinopathy of prematurity and the need for fundus examination; communication between the multiprofessional team and the parents of children undergoing fundus examination; and the knowledge and feeling of parents regarding their insertion in newborn care related to fundus examination and retinopathy of prematurity. From the gaps raised by the categories, developed the issues to be addressed in the educational material. This was evaluated by two groups: judges and parents. After the adjustments made according to the participants' suggestions, the results reached acceptable values within the CVI calculation. Conclusion: The educational material is an instrument that can be part of health education about eye examination and ROP in order to prepare and stimulate the understanding and adherence of family members of newborns in eye consultations.
Resumen: Introducción: La retinopatía de la prematuridad se caracteriza por la vasculopatía proliferativa de la retina inmadura en recién nacidos prematuros (PTNB). Para el diagnóstico y seguimiento de esta patología, se realiza una prueba ocular en pacientes que presentan criterios anatopatatológicos para el desarrollo de la enfermedad. Esta población debe evaluarse al principio en los sectores hospitalarios, como las unidades de cuidados intensivos neonatales, los intermediarios neonatales convencionales y las unidades de cuidados intermedios neonatales, este seguimiento puede extenderse después del alta hospitalaria en el sector de la atención neonatal ambulatoria. De esta manera, los familiares deben ser conscientes de la patología, el examen, las posibles consecuencias y tipos de tratamiento. Objetivo: Describir la elaboración de un material educativo dirigido a los familiares de recién nacidos prematuros en el examen de un fondo ocular para el diagnóstico de la retinopatía de la prematuridad. Metodología: Se trata de una investigación metodológica, descriptiva con un enfoque cualitativo, en dos hospitales de referencia en Brasilia-DF, Brasil. Participantes: Ser sus familiares de recién nacidos que tienen una solicitud médica para el examen de un fondo ocular y profesionales de la salud que trabajan en la atención directa de estos PTNB hospitalizados en hospitales. Después del consentimiento para participar en la investigación, en la primera etapa, los padres fueron entrevistados y sus narrativas fueron grabadas de acuerdo con un guión de preguntas semiestructurados previamente elaborado por los investigadores. En la segunda etapa, los investigadores llevaron a cabo la elaboración del material educativo. Por último, la tercera etapa presenta la evaluación del material educativo mediante un instrumento de escala Likert por parte de profesionales de la salud y padres. Resultados: De las entrevistas, surgieron tres categorías: la percepción de los padres sobre los riesgos para desarrollar retinopatía del prematuro y la necesidad de un examen de fondo de ojo; comunicación entre el equipo multiprofesional y los padres de niños sometidos a un examen de fondo de ojo; y el conocimiento y sentimiento de los padres con respecto a su inserción en el cuidado del recién nacido relacionado con el examen del fondo de ojo y la retinopatía del prematuro. A partir de las brechas planteadas por las categorías, se desarrollaron los temas a tratar en el material educativo. Esto fue evaluado por dos grupos: jueces y padres. Después de los ajustes realizados de acuerdo con las sugerencias de los participantes, los resultados alcanzaron valores aceptables dentro del cálculo de CVI. Conclusión: El material educativo es un instrumento que puede ser parte de la educación de salud sobre el examen ocular y la ROP para preparar y estimular la comprensión y el cumplimiento de los familiares de los recién nacidos en las consultas oculares.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Enfermagem (FS ENF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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