Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37991
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_DamiánHumbertoDíazMarichal.pdf3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A reflexão metalinguística sobre a modalização no artigo de opinião em uma sequência didática de preparação para o exame CELPE-BRAS
Autor(es): Díaz Marichal, Damián Humberto
E-mail do autor: damiandiazm@gmail.com
Orientador(es): Camargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de
Assunto: Metalinguística
Português do Brasil como Segunda Língua (PBSL)
Exame Celpe-Bras
Português do Brasil como língua estrangeira (PBLE)
Língua portuguesa - estudo e ensino
Data de publicação: 8-Jun-2020
Referência: DÍAZ MARICHAL, Damián Humberto. A reflexão metalinguística sobre a modalização no artigo de opinião em uma sequência didática de preparação para o exame CELPE-BRAS. 2019. 282 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta Dissertação apresenta a analise da aplicação de uma Sequência Didática (SD) para ensinar o português como segunda língua (PSL) por meio do artigo de opinião em um curso preparatório para o Exame Celpe-Bras. Tendo adotado a teoria das atividades de linguagem de Bronckart (1999) e a engenharia didática do Interacionismo Sociodiscursivo (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEULWY, 2004), buscou-se discutir o papel do conhecimento linguístico ensinado em atividades de reflexão e análise epilinguística e metalinguística baseadas em Geraldi (1991; 1996) e Travaglia (2006; 2007). Para isso, foi acompanhado o processo de desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos, isto é, a interiorização de um conjunto de instrumentos semióticos que lhes permitissem adequar melhor seus textos à situação de ação proposta (SCHNEUWLY, 2004), assim como realizá-lo de forma mais consciente e colocando o foco nas operações linguístico-discursivas que realizam a modalização enunciativa, que foi um dos conhecimentos ensinados nas atividades citadas. Portanto, perguntou-se: se essas atividades propiciavam o desenvolvimento e se havia algum tipo de impacto diferente de cada tipo delas. Para responder a essas perguntas, foram descritas as características da SD e das atividades, assim como algumas interações orais de conteúdo metaverbal que sua aplicação suscitou. Além disso, formulou-se um conjunto de inferências sobre o desenvolvimento de processos internos, tomando como evidências as produções escritas iniciais e finais, e a análise da evolução de sua consciência metalinguageira elucidada por meio da observação de transformações entre rascunhos e textos finais (ALLAL, 2000) e da análise dos instrumentos semióticos mobilizados no discurso oral em entrevistas posteriores à escrita. Com base nessas informações, concluiu-se a eficácia das atividades aplicadas para introduzir o conhecimento linguístico de forma significativa e dialógica considerando que essas práticas se mostraram capazes de estimular o desenvolvimento das capacidades de linguagem. Além disso, os dados parecem apontar que, para se alcançar um domínio plenamente consciente das operações psico-linguageiras, as atividades que propõem um distanciamento e abstração maiores e utilizam metalinguagem – as metalinguísticas - seriam tão importantes quanto as que abordam o saber sobre a língua de forma aproximativa e local – as epilinguísticas, ou aquelas que abordem a prática de uso – a produção e a compreensão.
Abstract: This research analyzes the application of a Didactic Sequence (DS) to teach Portuguese as a Second Language (PSL) and the opinion article in a preparatory course for the Celpe-Bras Exam. Having adopted Bronckart's theory of language activities (1999) and the didactic engineering of Sociodiscursive Interactionism (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), we sought to discuss the role of linguistic knowledge taught through metalinguistic and epilinguistic analysis activities based on Geraldi (1991; 1996) and Travaglia (2006; 2007). For such, the process of development of the students' language capacities was followed, that is, their internalization of a set of semiotic instruments that would allow them to better adapt their texts to the proposed action situation (SCHNEUWLY, 2004), as well as to realize it more consciously and focusing especially on the linguistic-discursive operations that perform the enunciative modalization, which was one of the knowledge taught through the activities mentioned. Therefore, we wondered: were the proposed activities conducive to development? And, were there any different impacts from each of them? To answer such questions, the characteristics of the DS and the activities were described, as well as some oral interactions of metaverbal content that their application elicited. In addition, a set of inferences about the development of internal processes was formulated, taking as evidence the initial and final written productions, and the analysis of the evolution of their metalinguistic consciousness through the observation of transformations between drafts and final texts (ALLAL, 2000) and the analysis of the semiotic instruments mobilized in oral speech about the written production collected in an interview. Based on these data, our conclusions emphasize the effectiveness of the activities applied to introduce linguistic knowledge in a meaningful and dialogic way and consider that the data demonstrate the ability of these practices to stimulate the development of language capacities. Moreover, the data seem to point out that, in order to achieve a fully conscious mastery of psycho-language operations, activities that provide for greater distancing and abstraction and utilize metalanguage - the metalinguistic ones, would be as important as those that address knowledge about the language more approximate and locally - the epilinguistic ones, or those that address the practice of use - production and understanding
Resumen: Esta investigación analiza la aplicación de una Secuencia Didáctica (DS) para la enseñanza del portugués como segunda lengua (PSL) por medio del artículo de opinión en un curso preparatorio para el examen Celpe-Bras. Habiendo adoptado la teoría de las actividades de lenguaje de Bronckart (1999) y la ingeniería didáctica del Interaccionismo Sociodiscursivo (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), buscamos discutir el papel del conocimiento lingüístico enseñado a través de actividades de reflexión y análisis metalingüístico y epilingüístico basadas en Geraldi (1991; 1996 ) y Travaglia (2006; 2007). Para ello, se acompañó el proceso de desarrollo de las capacidades de lenguaje de los estudiantes, es decir, la internalización de un conjunto de instrumentos semióticos que les permitirían adaptar mejor sus textos a la situación de acción propuesta (SCHNEUWLY, 2004), así como hacerlo de forma más consciente, centrándonos especialmente en las operaciones lingüístico-discursivas que realizan la modalización enunciativa, que fue uno de los conocimientos enseñados por medio de esas actividades. Por lo tanto, nos preguntamos: si las actividades habían propiciado el desarrollo, y si hubía algún impacto diferente de cada una de ellas. Para responder a esas preguntas, se describieron las características de la DS y de las actividades, así como algunas interacciones orales de contenido metaverbal que su aplicación suscitó. Además, se formuló una serie de inferencias sobre el desarrollo de procesos internos, tomando como evidencia las producciones escritas iniciales y finales, y el análisis de la evolución de su conciencia metalingüística a través de la observación de transformaciones entre borradores y textos finales (ALLAL, 2000). ) y el análisis de los instrumentos semióticos movilizados en el discurso oral sobre la producción escrita recopilado en entrevistas. A partir de esos datos, nuestras conclusiones enfatizan la efectividad de las actividades aplicadas para introducir el conocimiento lingüístico de manera significativa y dialógica y consideran que los datos demuestran la capacidad de esas prácticas para estimular el desarrollo de las capacidades de lenguaje. Además, esos datos parecen señalar que, para lograr un dominio totalmente consciente de las operaciones psico-lingüísticas, las actividades que proporcionan un mayor distanciamiento y abstracción y utilizan metalenguaje, las metalingüísticas, serían tan importantes como aquellas que abordan el conocimiento sobre el lenguaje em forma más aproximativa y local, las epilingüistas, o aquellas que abordan la práctica de uso, producción y comprensión.
Résumé: Cette recherche présente l'analyse de l'application d'une séquence didactique (SD) pour enseigner le portugais comme langue seconde (PSL) à travers des articles d'opinion dans un cours préparatoire pour l'examen Celpe-Bras. Après avoir adopté la théorie des activités langagières de Bronckart (1999) et l‟ingénierie didactique de l‟Interactionisme Sociodiscursif (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEULWY, 2004), nous avons cherché à examiner le rôle des connaissances linguistiques enseignées dans les activités de réflexion et analyse épilinguistiques et métalinguistiques dans Geraldi (1991; 1996) et Travaglia (2006; 2007). Pour cela, nous avons suivi le processus de développement des capacités langagières des élèves, c‟est-à-dire l‟internalisation d‟un ensemble d‟instruments sémiotiques leur permettant de mieux adapter leurs textes à la situation d‟action proposée (SCHNEUWLY, 2004), ainsi que de le réaliser plus consciemment, et en se concentrant sur les opérations linguistiquesdiscursives qui effectuent la modalisation énonciative, qui était l'une des connaissances enseignées dans les activités mentionnées. Par conséquent, nous avons demandé si ces activités ont permis le développement et s'il y avait un impact différent de chaque type d'entre elles. Pour répondre à ces questions, les caractéristiques de la SD et des activités ont été décrites, ainsi que certaines interactions orales de contenu métaverbal que leur application a suscité. En outre, une série d'inférences sur le développement des processus internes a été formulée, prenant comme preuve les productions écrites initiales et finales et l'analyse de l'évolution de leur conscience métalinguistique élucidée par l'observation des transformations entre brouillons et textes finaux (ALLAL), 2000) et l'analyse des instruments sémiotiques mobilisés dans son discours oral sur la production écrite recueillie lors d'un entretien. Sur la base de ces informations, nous avons conclu en soulignant l’efficacité des activités pour introduire les connaissances linguistiques d‟une manière significative et dialogique et une fois que ces pratiques se sont montrées capables de stimuler le développement des capacités langagières. D‟ailleurs, les données semblent indiquer que, pour parvenir à une maîtrise pleinement consciente des opérations psycho-langagières, les activités proposant une plus grande distanciation et l'abstraction et qui utilisent le métalangage - la métalinguistique - seraient aussi importantes que celles qui traitent des connaissances linguistiques de façon approximative et locale - les épilinguistiques, ou celles qui traitent de la pratique de l'utilisation - production et compréhension.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.