Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3795
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_KarinaSilvaMoura.pdf4,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, Ângela Álvares Correia-
dc.contributor.authorMoura, Karina da Silva-
dc.date.accessioned2010-03-01T22:39:52Z-
dc.date.available2010-03-01T22:39:52Z-
dc.date.issued2008-12-01-
dc.date.submitted2008-12-01-
dc.identifier.citationMOURA, Karina da Silva. Arquiteturas de memória: contribuições dos gêneros discursivos para a construção de uma educação hipertextual. 2008. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3795-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.en
dc.description.abstractA dinâmica cultural e os cenários da vida cotidiana nos apresentam constantemente inúmeras formas de linguagem, que traduzem o mundo em significado. Contudo, os discursos sociais mediados pelos gêneros discursivos muitas vezes são impedidos de fazer parte do contexto escolar, por apresentar um discurso informal são discriminados nas salas de aula. Diante da emergência das novas maneiras de comunicar presentes em nossa sociedade, evidenciamos a necessidade de promoção de uma nova concepção de educação que valorize os gêneros discursivos e a importância de incitar a constituição de um leitor/observador reflexivo e crítico. Nesta pesquisa, adotamos as contribuições da teoria bakhtiniana para o trabalho com os gêneros discursivos, objetos de estudo dos processos de construção discursiva da memória coletiva. A partir da concepção de Hipertexto e a lógica bakhtiniana, buscamos explorar as formas de construção coletiva da memória na sociedade contemporânea, bem como sua preservação e divulgação por meio dos diferentes gêneros discursivos, a fim de identificar as potencialidades dos avanços do campo da ciência e tecnologia para a promoção de contextos de aprendizagem hipertextuais. Nesse sentido, propusemos polemizar a atual concepção e inserção dos gêneros discursivos no contexto educacional a fim de subsidiar o planejamento e desenvolvimento de projetos e ações pedagógicas. Entender o processo de ensinoaprendizagem como uma lógica aberta e ramificada nos possibilita articular às práticas escolares os diversos textos presentes no mundo contemporâneo, tornado a Educação mais contextualizada e atual. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe cultural dynamics and the scenarios of daily life constantly present many forms of language, which reflect the world in meaning. However, the social speeches mediated by discourse genres often are prevented from being part of the school, by presenting an informal speech are discriminated in the classroom. Faced with the emergence of new ways to communicate in our society, we perceive the need to promote a new education conception that valorizes the discourse genres and the importance of encouraging the formation of a reader / observer reflexive and critical. In this research, we adopted the contributions of Bakhtin’s theory to work with the discursive genres, study objects of the discursive construction processes of collective memory. From the Hypertext conception and the Bakhtin’s theory, we explored ways of collective construction of memory in contemporary society and its preservation and dissemination through different discourse genres in order to identify the potential of advances in the science and technology field to promote the hipertextual learning contexts. In this sense, arguing the current conception and insert of discourse genres in the educational context in order to subsidize the planning and development of educational projects and activities. Understand the teaching and learning process as an open and ramified logic enables us to articulate school practices to the various texts present in the contemporary world, making the Education more contextual and actual.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleArquiteturas de memória : contribuições dos gêneros discursivos para a construção de uma educação hipertextualen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEducaçãoen
dc.subject.keywordSistemas hipertextoen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.