Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37948
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FengYuHua.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Examen géronto psychomoteur : tradução, adaptação e validação para o contexto brasileiro
Autor(es): Yu Hua, Feng
Orientador(es): Safons, Marisete Peralta
Assunto: Propriedades psicométricas
Psicometria
Envelhecimento
Equilíbrio postural
Cognição - idosos
Memória de idosos
Data de publicação: 2-Jun-2020
Referência: YU HUA, Feng. Examen géronto psychomoteur: tradução, adaptação e validação para o contexto brasileiro. 2019. 156 f., il. Tese (Doutorado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O Examen Géronto Psychomoteur (EGP) é original da França e trata-se de um instrumento de medida das principais funções motoras e cognitivas necessárias para a manutenção da autonomia e independência que são consideradas índices de saúde no envelhecimento. O objetivo do presente estudo foi traduzir, adaptar e validar o EGP para o contexto brasileiro, e está apresentado em três manuscritos. O Artigo 1 descreve os processos de adaptação e tradução do EGP, e os resultados demonstraram equivalências conceitual, semântica e cultural quase perfeitas e também para clareza da linguagem. Observou-se uma forte concordância entre as avaliações juízes. A média de tempo necessária para aplicação do EGP-Br foi de 52,36 (+ 7,48) minutos. O Artigo 2 apresenta as evidências de validade e a confiabilidade da versão brasileira do Exame Geronto Psicomotor (EGP-Br). A Análise Fatorial Exploratória apresentou três fatores que explicaram 57,1% da variância total e foram nomeados: Cognição, Equilíbrio e Mobilidade. Os coeficientes de alfa de Cronbach foram respectivamente: 0,90; 0,80; 0,70, indicando precisão de medida do instrumento. Os parâmetros de validade de construto, validade convergente e validade divergente foram satisfatórios, e os índices de qualidade do modelo demonstraram ajustes classificados como muito bons, com valores de GIF = 0,996; AGIF = 0,993 e RMSR = 0,03. O Artigo 3 avaliou os efeitos teto e piso dos 17 itens do EGP-Br e todos os itens apresentaram efeito teto, mas não foi observado efeito piso em nenhum dos itens. O escore total do EGP-Br não apresentou efeitos piso e teto. Também foram comparados os desempenhos nos itens do EGP-Br entre diferentes grupos e na comparação entre homens e mulheres, as mulheres apresentaram melhor desempenho na Coordenação motora fina de membros superiores. O item 8 que avalia a Coordenação motora fina de membros inferiores identificou a ocorrência de quedas, distinguindo idosos caidores, dos idosos não caidores. O conteúdo pós-textual tem um papel fundamental neste estudo, pois apresentam pesquisas desenvolvidas anteriormente, mas que integram o referencial teórico utilizado para a compreensão da funcionalidade do idoso na perspectiva multidisciplinar da interação dos aspectos cognitivos e motores, enfatizando a importância de um instrumento que possa avaliar tanto funções cognitivas, quanto as habilidades motoras.
Abstract: The aim of the present study was to translate, adapt and validate the Geriatric Psychomotor Examination (GPE) for the Brazilian context. The EGP is an instrument for measuring the major motor and cognitive functions needed to maintain autonomy and independence as people grow older in aging. Article 1 describes the adaptation and translation processes of the EGP. The results indicate an almost perfect equivalence with the original version and strong interjudge agreement. In Article 2, the validity and reliability of the factorial structure of the Brazilian version of the Geriatric Psychomotor Examination (EGP-Br) was examined, indicating three factors with satisfactory psychometric properties. Article 3 examine the celling and floor effect for the 17 items of the EGP-Br and total score. All 17 EGP-Br items had a ceiling effect, but no floor effect was observed. The post-textual document has a fundamental role in this study, as it confirms previous research, but integrates the theoretical framework used to understand the functionality of the elderly in the multidisciplinary perspective of interactions among cognitive and motor skills, highlighting the importance of an instrument that can evaluate both cognitive and motor skills.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.