Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Marques, Leonel Garcia | - |
dc.contributor.author | Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-01T11:58:25Z | - |
dc.date.available | 2020-06-01T11:58:25Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-01 | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.citation | GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Percepções e estratégias relacionadas ao “viés de confirmação” por pesquisadores no processo de busca e uso da informação. 2020. 138 f. Monografia (Pós-doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37925 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa analisou as percepções de pesquisadores relacionadas ao “viés de confirmação” no
processo de busca e uso da informação, no contexto acadêmico. A pesquisa configura-se como
estudo de caso realizado na Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília
– Brasil. O instrumento de coleta de dados foi grupo focal, com participação de nove
pesquisadores. O tratamento de dados foi realizado por meio da análise de conteúdo. Os
resultados mostram que para os pesquisadores as principais causas do “viés de confirmação”
relacionam-se ao “desejo de dar certo” e à ausência de uma formação educacional e científica
de qualidade, bem como a questão de alguns temas serem mais controversos. Os impactos do
“viés de confirmação” na vida dos pesquisadores consistem em mudanças, que podem ser de
raciocínio, de ponto de vista ou ainda, pessoal. As consequências para a ciência são a
contaminação dos resultados e o direcionamento da ciência, o que leva a discussão sobre ética
e integridade. A redução do “viés de confirmação” requer a contribuição conjunta dos próprios
pesquisadores, da sociedade científica e da sociedade, de maneira geral. Os resultados
evidenciam a importância da educação voltada para a pesquisa agregada ao letramento
informacional, que possibilita aos estudantes lidar eficaz e eficientemente com a informação,
em especial, a técnico-científica, fomento da ciência. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Percepções e estratégias relacionadas ao “viés de confirmação” por pesquisadores no processo de busca e uso da informação | pt_BR |
dc.type | Pós-doutorado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento informacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pós-graduação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pesquisadores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento informacional | pt_BR |
dc.rights.license | Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pela professora Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, em 25 de maio de 2020, para disponibilizar a obra, gratuitamente, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study analyzes the researchers’ perceptions of confirmation bias in the process of seeking
and using information on the academic context. It has been configured as a case study carried
out at the Department of Information Science at the University of Brasília - Brazil. The data
collection instrument chosen was a focus group of nine researchers. Data treatment was through
content analysis. Results show that, for the researchers, the main causes of confirmation bias
regard the “desire to succeed” and the lack of qualified educational and scientific training, as
well as the fact that some topics are more controversial. The impacts of the confirmation bias
on the researchers’ lives include changes that may relate to reasoning, point of view or even
personal issues. The consequences for science are the contamination of results and of the
direction of science, which lead to discussions on ethics and integrity. Reducing the
confirmation bias requires the joint contribution of the researchers themselves, scientific
society and society in general. The results highlight the importance of an education focused on
research associated with information literacy, which would enable students to deal effectively
and efficiently with information, especially with the technical-scientific one that fosters
science. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos de pós-doutorado de servidores defendidas em outras instituições
|