Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37921
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EstruturaAnaliticaProjeto.pdf567,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A estrutura analítica de projeto dinâmica (EAPD) como ferramenta para melhorar o planejamento e execução dos projetos
Autor(es): Sales, Luciano da Silva Bastos
Barbalho, Sanderson César Macêdo
Augusto, Rodrigo
Assunto: Dinâmica de sistemas
Gerenciamento de projetos
Arquétipos de sistemas
Data de publicação: Set-2017
Editora: Blucher
Referência: SALES, Luciano da Silva Bastos; BARBALHO, Sanderson César Macêdo; AUGUSTO, Rodrigo. A estrutura analítica de projeto dinâmica (EAPD) como ferramenta para melhorar o planejamento e execução dos projetos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INOVAÇÃO E GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO, 11., 2017, São Paulo. Proceedings […]. São Paulo: Blucher, 2017. DOI: 10.5151/cbgdp2017-053. Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-estrutura-analtica-de-projeto-dinmica-eapd-como-ferramenta-para-melhorar-o-planejamento-e-execuo-dos-projetos-27516. Acesso em: 29 maio 2020.
Resumo: A Estrutura Analítica de Projeto (EAP) é uma das principais ferramentas de gerenciamento de projetos, base para as atividades de execução. Ela parte da premissa que a divisão das entregas em componentes menores facilita o gerenciamento das mesmas, através de uma abordagem, descrita na literatura, como linear ou estática. Segundo a Dinâmica de Sistemas (DS), a fragmentação linear das entregas proposta pela EAP, traz como consequência a desconsideração dos aspectos intra-projetos, o que pode levar a perda de informação durante o planejamento, acarretando em possíveis problemas na execução. Esses problemas poderiam ser evitados, em muitos casos, com o uso do pensamento sistêmico. O objetivo principal deste artigo é apresentar a incorporação na EAP dos princípios e ferramentas da DS para melhorar o desempenho da execução dos projetos, propondo a EAP Dinâmica (EAPD). Para isso, no referencial teórico são discutidos os problemas nos atuais modelos de gestão de projetos e apontadas algumas consequências dessas deficiências. Sob uma abordagem descritiva-exploratória foi realizada pesquisa mista por meio de um estudo de caso em um projeto público, com foco na implantação de uma infraestrutura de telecomunicações na Amazônia, e do desenvolvimento de uma pesquisa de levantamento entre profissionais de gerenciamento de projetos. Foram observados na prática que há uma amplo entendimento por parte dos gerentes de projeto que a EAP é importante para uma boa execução dos projetos e que muitos dos problemas de execução têm origem na forma como a EAP é desenvolvida e utilizada. Além disso, no âmbito do estudo de caso, foi utilizada a EAPD como ferramenta principal de planejamento do Projeto Infovias, parte do Programa Amazônia Conectada, o que representou uma melhoria consistente na execução do mesmo, se comparado com os seus estágios anteriores. Assim, muitos dos erros de execução foram antecipados, o que sugere que a utilização da dinâmica de sistemas pode complementar a modelagem tradicional, alavancando o planejamento e a execução dos projetos.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia de Produção (FT EPR)
Licença: (CC BY) - Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-estrutura-analtica-de-projeto-dinmica-eapd-como-ferramenta-para-melhorar-o-planejamento-e-execuo-dos-projetos-27516. Acesso em: 29 maio 2020.
DOI: 10.5151/cbgdp2017-053
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.