Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37909
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_MaraLúciaMirandaBaroni.pdf983,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorChatelard, Daniela Scheinkman-
dc.contributor.authorBaroni, Mara Lúcia Miranda-
dc.date.accessioned2020-05-28T23:53:25Z-
dc.date.available2020-05-28T23:53:25Z-
dc.date.issued2020-05-28-
dc.date.submitted2019-10-07-
dc.identifier.citationBARONI, Mara. O declínio da função social do pai e o discurso capitalista: gadgets, os novos objetos fetiches da contemporaneidade 2019. 174 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37909-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2019.pt_BR
dc.description.abstractLacan em 1938 já apontava para o declínio social da imago paterna e do afrouxamento dos laços familiares. Este declínio estaria condicionado a forças externas ao indivíduo, como o progresso social, o acúmulo econômico e os cataclismos políticos. Oitenta anos depois, percebe-se, por meio das mudanças sociais, culturais e econômicas vivenciadas na contemporaneidade, como as reflexões de Lacan continuam atuais. Esta pesquisa tem como objeto de estudo investigar o declínio da função social do pai, a qual anteriormente era apoiada pelo discurso social e integrava um modelo de patriarcado: Estado, Religião e Pai. Com a Revolução Industrial, as Guerras Mundiais do século XX e a era pós-industrial, percebe-se uma transmutação significativa no tecido social e cultural. O advento da pílula anticoncepcional, que permitiu à mulher autonomia quanto à gravidez, sua entrada no mercado de trabalho e a normalização do divórcio marcariam uma transformação na família e suas novas composições. Sendo assim, o declínio da função social do pai se acentuaria e o lugar imagético que este ocupava frente à sociedade e aos filhos se modifica consideravelmente. Por outro lado, no século XX e início do século XXI, o Discurso do Capitalista ganha força e, ao lado da ciência, produz novos objetos: os gadgets – objetos fetiches criados pela tecnociência que poderiam obturar a falta e para os quais se atribui aquilo que imaginariamente se acredita ser desejo. Contudo, a promoção deste circuito só reafirma a lógica neurótica de impotência do sujeito e o insucesso da promessa de burlar a castração, porque, como se sabe, o desejo não possui objeto. Devido ao acesso direto e rápido aos objetos fetiches, os sujeitos não fazem laço social, pois o Discurso do Capitalista não promove o laço e cada sujeito goza com seu objeto solitariamente, prescindindo do outro. Na contemporaneidade, os gadgets funcionam para os sujeitos como denegatórios da falta. Um novo modelo de patriarcado se impõe, cujo líder é o capitalismo, seguido pela ciência, pela tecnociência e pelo neoliberalismo, e no qual a função social do pai não é apoiada e a alteridade paterna é supostamente substituída pelo consumismo desenfreado dos objetos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO declínio da função social do pai e o discurso capitalista : gadgets, os novos objetos fetiches da contemporaneidadept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordPais - função socialpt_BR
dc.subject.keywordFigura paternapt_BR
dc.subject.keywordGadgetspt_BR
dc.subject.keywordObjetos fetichespt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In 1938, Lacan had already pointed out to a social decline of the paternal image and the loosening of family ties. This decline was thought of being conditioned to forces that were external to the individual, such as social progress, economic accumulation and the political cataclysms. Eighty years later, it has been noticed through social, cultural and economic changes, experienced throughout contemporary times, how current have Lacan’s thoughts remained. The present research has as its main object of study the investigation regarding the paternal social role decline, which was previously supported by social discourse, and was part of a patriarchy model: State, Religion and Father. In consequence to the Industrial revolution, the World Wars of the XX century, as well as to the Post-Industrial Era, a significant transmutation of the social and cultural tissue has been observed. Following the invention of the contraceptive pill, which gave women autonomy regarding pregnancy, their entry into the labor market, and the normalization of divorce, the family structure, as well as its new dispositions, suffered great transformation. Hereafter, the decline of the paternal social role got accentuated, and its imagetic function facing society and the children changed considerably. On the other hand, the capitalist speech gets strengthened during the XX and XXI Century and, along with science, yields new objects: the gadgets – fetish objects created by technoscience, which could to get rid of the lack and, for which an imaginary meaning of a so-called desire is accredited. Nonetheless, the incitement of this circuit only reaffirms the neurotic logic of the subject’s impotence, and the failure in promising to fool castration, since, as noticed, desire has no object. Due to a direct and prompt access to fetish objects, the subjects fail to build a social connection, since the capitalist speech does not instigate this bond and, therefore, has the subject experiencing jouissance with his objects in his own solitude, prescinding others. In contemporary times, subjects use the gadgets in order to deny lack. Thereafter, a new patriarchy structure rises, having capitalism as its main leader, followed by science, neuroscience and neoliberalism, for which the social role of the father is not supported and leads the paternal otherness to get supposedly substituted by an unbridled consumerism of objects.pt_BR
dc.contributor.emailmarabaroni@hotmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Clínica (IP PCL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Culturapt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/37909/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.