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Título: A vida secreta das narrativas : técnicas narrativas na ficção contemporânea
Autor(es): Moreira, Nathalie Letouzé
E-mail do autor: nathalie@unb.br
nathalieletouze@gmail.com
Orientador(es): Lima, Rogério da Silva
Assunto: Escrita criativa
Narrativa ficcional
Literatura brasileira
Indústria do entretenimento
Marketing
Data de publicação: 28-Mai-2020
Referência: LETOUZÉ, Nathalie. A vida secreta das narrativas: técnicas narrativas na ficção contemporânea. 2019. 101 f. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta tese, diante da alta proliferação de cursos chamados de escrita criativa, que se propõem a ensinar a escrita narrativa ficcional aos seus alunos, e da constatação de que técnicas narrativas específicas são utilizadas na indústria do entretenimento para cativar o espectador ou o leitor e na indústria do marketing para, a partir da obtenção da atenção de seu público alvo e da criação de um vínculo de identidade e empatia com esse público, promover a venda de produtos direcionados, propôs-se a analisar as técnicas narrativas dispostas em três materiais voltados ao ensinoda escrita narrativa ficcional: o curso de escrita narrativa avançado oferecido pela Universidade de Oxford, o livro A jornada do escritor, de Vogler (2015) e o conjunto de três manuais intitulados Book in a box: técnicas básicas para estruturação de romances comerciais, de McSill, Prado, Prietto e Fregonese (2013). Propôs-se a fazer o levantamento das principais técnicas narrativas apresentadas nesses materiais e uma equiparação entre elas e, a partir das técnicas que se assemelham nos três materiais, verificar em uma análise dos livros Terminália, de Taddei (2013) e Barba ensopada de sangue, de Galera (2012), quais dessas técnicas estariam ou não presentes nesses romances e como estariam presentes, a fim de observarmos a influência ou não dessas técnicas, atualmente tão difundidas, na literatura brasileira contemporânea. Como desafio, buscou-se escrever esta tese utilizando algumas dessas técnicas narrativas que cativam a atenção do leitor, salvo as devidas adaptações, uma vez que este é um texto com fins não narrativos. Observou-se, desse modo, que embora haja a presença de algumas dessas técnicas nos romances analisados, em geral, elas foram apresentadas de um modo diferente ao proposto pelos materiais de escrita criativa analisados, de modo que, conforme colocado por Barico (2013), aparentemente a chamada literatura de proposta ainda estaria preservada dos recursos utilizados pela literatura de entretenimento para satisfação de amplo público comercialmente. Por fim, considerando o alto potencial narrativo para aculturação e transmissão de informações, valores e ideais, tecemos algumas reflexões a este respeito.
Abstract: Given the high proliferation of creative writing courses, which aim to teach fictional narrative writing to its students, and the realization that specific narrative techniques are used in the entertainment industry to captivate the viewer or reader and in the marketing industry, after getting its target audience’s attention and creating a link of identity and empathy with said audience, to promote the sale of targeted products, this thesis analyzes the narrative techniques arranged in three materials that intend to teach fictional narrative writing: Oxford University's Advanced Creative Writing Course, Vogler's The Writer’s Journey (2015), and a set of three manuals titled Book in a Box: técnicas básicas para estruturação de romances comerciais, by McSill, Prado, Prietto and Fregonese (2013). We surveyed the main narrative techniques presented in these materials and drew a comparison between them and, from the similar techniques found in the three materials, we verified in an analysis of the books Terminália, by Taddei (2013) and Barba Ensopada de Sangue, by Galera (2012), which of these techniques were present or not in these novels and how they were presented, in order to observe whether or not these techniques, currently so widespread, influenced contemporary Brazilian literature. As a challenge, we sought to write this thesis using some of those narrative techniques geared towards captivating the reader's attention - saving appropriate adaptations, since this is a text with non-narrative purposes. Thus, although some of these techniques are present in the novels we studied, they were generally presented in a different way to the one proposed by the creative writing materials analyzed, so that, as stated by Barico (2013), the so-called proposal literature would apparently still be preserved from the resources used by entertainment literature to satisfy commercially wide audiences. Finally, considering the high narrative potential for acculturation and transmission of information, values and ideals, we made some reflections on this.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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