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Título: Por uma história dissidente : narrativas xavante sobre os contatos com “os brancos” e os processos de demarcação de terras indígenas entre as décadas de 1940 e 1970
Autor(es): Mattos, Sílvia Clímaco
Orientador(es): Oliveira, Susane Rodrigues de
Assunto: Índios Xavante
Indígenas
Colonialidade
Demarcação de terras
Índios - terras - divisão e demarcação
Data de publicação: 26-Mai-2020
Referência: MATTOS, Sílvia Clímaco. Por uma história dissidente: narrativas xavante sobre os contatos com “os brancos” e os processos de demarcação de terras indígenas entre as décadas de 1940 e 1970. 2019. 268 f., il. Tese (Doutorado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Essa tese tem como fonte de estudo um conjunto de narrativas xavante, produzidas em entrevistas realizadas com velhos narradores das Terras Indígenas Parabubure e São Marcos sobre os contatos estabelecidos com os “brancos”, ao longo das décadas de 1940 e 1950, e sobre as demarcações das terras xavante, na década de 1970. Partindo de uma problematização da colonialidade do saber presente na historiografia brasileira, atenta-se para a importância de histórias e memórias próprias dos povos indígenas, bem como para o questionamento da tutela jurídica e das práticas de disciplinarização aplicadas às comunidades xavante. Metodologicamente, o corpus dessa pesquisa, obtido por meio de técnicas da História Oral, foi submetido a um tipo de análise que se inscreve no campo da História Cultural, pela atenção dedicada às condições de produção de discursos e representações que informam os relatos de narradores indígenas. À luz de estudos etnográficos, busca-se, discutir as representações sobre os “brancos” (suas mercadorias e doenças), os conflitos interétnicos e intracomunitários experimentados no período que precedeu e antecedeu os primeiros contatos com eles, bem como algumas das principais migrações vivenciadas pelos Xavante em sua história: a que levou, no século XIX, o grupo a abandonar as terras de Goiás e se estabelecer no leste do Mato Grosso, e aquela que os fez deixar a região de Parabubure em direção à missão salesiana de Meruri, na década de 1950. São ainda estudadas nessa tese as representações das lutas empreendidas pelos Xavante em torno da demarcação de suas terras na década de 1970, atentando para as transformações vividas pelas comunidades indígenas ao longo de décadas de intensos conflitos e negociações com os “brancos”. Em diálogo com estudos pós-coloniais e decoloniais, pretende-se a construção de uma “história dissidente”, divergente dos modelos hegemônicos e eurocêntricos de produção de conhecimentos históricos sobre os povos indígenas.
Abstract: This stage depicts as a source of study a set of xavante narratives produced in interviews with elderly narrators of the Parabubure and São Marcos Indigenous Lands about the established contacts with the "whites", throughout the 1940s and 1950s, and during the demarcations of the xavante lands, in the 1970s. Starting from a questioning over the knowledge coloniality existing in the Brazilian historiography, it is clear the importance of histories and the indigenous peoples own memories, as well as the questioning about the legal guardianship and the disciplinary practices applied to the Xavante communities. Methodologically, the corpus of this research, obtained through Oral History techniques, was submitted to a type of analysis that is part of the field of Cultural History, due to the attention given to the conditions of speeches productions and representations that reveal the stories of indigenous narrators. According to the ethnographic studies, it is aimed to discuss the representations about the "whites" (their merchandise and diseases), the inter-ethnic and inter-community conflicts in the period that preceded the first contact with the "whites", as well as some of the main migrations experienced by the Xavante in their history: the one that led the group to abandon the lands of Goiás, in the nineteenth century, and settle in Eastern Mato Grosso and the one that made them flee the region of Parabubure towards the Salesian mission of Meruri, in the 1950s. Still are studied in this thesis the struggles representations undertaken by the Xavante over the demarcation of their lands in 1970, focusing on the transformations faced by indigenous communities during decades of intense conflicts and negotiations with the "whites." Through dialogues with postcolonial and decolonial studies, the aim is to construct a "dissident history", divergent from the hegemonic and Eurocentric models of producing historical knowledge about indigenous peoples.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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