Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37782
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JulianeDiasRosa.pdf2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBrígido, Marcelo de Macedo-
dc.contributor.authorRosa, Juliane Dias-
dc.date.accessioned2020-05-18T22:03:00Z-
dc.date.available2020-05-18T22:03:00Z-
dc.date.issued2020-05-18-
dc.date.submitted2019-09-30-
dc.identifier.citationROSA, Juliane Dias. Aulas de Biologia como espaço de reflexão e discussão para possibilitar a adoção de novos hábitos alimentares. 2019. 48 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37782-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA obesidade vem tomando proporções alarmantes no Brasil e no mundo e tornou-se um grave problema de saúde Pública. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais da metade da população brasileira está com o peso acima do recomendado, sendo que nos últimos 10 anos o número de obesos cresceu 60%. Com a obesidade aparecem diversas patologias que comprometem a qualidade de vida e a longevidade do indivíduo, privando-o do direito de desfrutar plenamente de sua vida. Pesquisas revelam que a pessoa obesa apresenta maiores chances de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes Mellitos tipo2, doenças respiratórias e diversos tipos de câncer, além de estar sujeita a um forte estigma social. Apesar de apresentar fatores metabólicos e genéticos, são os fatores ambientais, como excesso de alimentos não saudáveis e falta de prática de atividade física, os maiores responsáveis pelo aumento da obesidade. Diante da relevância do tema, percebe-se a necessidade de incluí-lo nas discussões das aulas de Biologia para que o estudante adolescente aproprie-se do conhecimento científico que permeia tais questões e sinta-se provocado a repensar seus hábitos alimentares e adequá-los, caso seja necessário. Este Trabalho de Conclusão de Mestrado culminou na produção de uma Cartilha, pela professora pesquisadora. Espera- se que as discussões e reflexões que envolveram a produção desta pesquisa possam inspirar outros professores de Biologia a repensar sua prática pedagógica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAulas de Biologia como espaço de reflexão e discussão para possibilitar a adoção de novos hábitos alimentarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Biologiapt_BR
dc.subject.keywordNutriçãopt_BR
dc.subject.keywordObesidade - doençaspt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordHábitos alimentarespt_BR
dc.description.abstract1Obesity has been taking alarming proportions in Brazil and worldwide and has become a serious public health problem. According to data from the World Health Organization (WHO), more than half of the Brazilian population has the weight above the recommended, and in the last 10 years the number of obese people increased 60%. With obesity there are several pathologies that compromise the quality of life and longevity of the individual depriving him of the right to fully enjoy his life. Research reveals that the obese person has a higher chance of developing cardiovascular diseases, Diabetes Mellitus type2, respiratory diseases and various types of cancer, besides being subject to a strong social stigma. Although it presents metabolic and genetic factors, environmental factors such as excess of unhealthy foods and lack of physical activity practice are the major ones responsible for the increase in obesity. Given the relevance of the theme, we perceive the need to include it in the discussions of biology classes so that the adolescent student takes possession of scientific knowledge that permeates such issues and feels provoked to rethink their eating habits and adapt them, if necessary. This thesis completion work culminated in the production of a booklet by the researcher teacher. It is hoped that the discussions and reflections that involved the production of this research may inspire other biology teachers to rethink their pedagogical practice.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicas (IB)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Biologia Celular (IB CEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.