http://repositorio.unb.br/handle/10482/37769
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2000_SimoneRavazzolli.pdf Restrito | 36,35 MB | Adobe PDF | Acesso Restrito |
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Porto, Sérgio Dayrell | - |
dc.contributor.author | Ravazzolli, Simone | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-17T17:52:54Z | - |
dc.date.available | 2020-05-17T17:52:54Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-17 | - |
dc.date.submitted | 2000 | - |
dc.identifier.citation | RAVAZZOLLI, Simone. A construção da identidade feminina e o discurso religioso católico. 2000. 154 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2000. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37769 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2000. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação analisa a presença da mulher no discurso religioso católico em duas perspectivas: o discurso tradicional da Igreja Romana e o discurso dissidente de uma organização não governamental (ONG) formada no corpus da própria instituição. O estudo revela como a Igreja Católica utiliza suas práticas discursivas e elabora modelos de identidade feminina voltados para as três instâncias que considera as únicas vocações da mulher em seu seio: a virgindade, a maternidade e a pregação doméstica. Para delinear o caminho a ser percorrido pelas mulheres, o discurso religioso católico utiliza-se dos seus mitos - Eva e Virgem Maria - e, de forma simbólica, guia as católicas do obscuro papel feminino no pecado original para um modelo ideal, de interesse da instituição. O discurso dissidente aproveita-se da intertextualidade religiosa e da autoridade do discurso tradicional para mudar os conceitos e as práticas pré-construídos. Com uma aproximação fraternal, busca mostrar às mulheres que o âmago das questões femininas não está em dogmas ou na doutrina religiosa, mas na consciência e no autoconhecimento de cada uma. Utilizando-se dos próprios mitos católicos, o discurso dissidente transforma o simbolismo em mulheres reais, com força, independência e sabedoria para decidirem por si mesmas. Desta forma, procura mudar as práticas discursivas e quebrar os conceitos tradicionais naturalizados - tanto da Igreja Católica quanto de uma sociedade patriarcal - revelando, assim, novas possibilidades para a prática social das mulheres. Trata-se de uma dissertação que mostra a Comunicação próxima da Antropologia e da cultura, na medida em que busca conhecer a “mulher” a partir do discurso religioso católico. Nesta empreitada, faz também um estudo pragmático de gênero, dentro da atual linha de pesquisa “Meios de Comunicação e Processos de Significação” da Faculdade de Comunicação. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
dc.title | A construção da identidade feminina e o discurso religioso católico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres - condições sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cristianismo e cultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mitologia cristã | pt_BR |
dc.subject.keyword | Igreja Católica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres e religião | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis analyses the presence o f woman in the catholic religious discourse in two perspectives: the traditional discourse from the Roman Church and the dissident discourse from a non-governmental organization formed in the corpus o f its own institution. This research reveals how the Catholic Church uses its own speech practice and elaborates models of feminine identity turned to three resorts considered by it as the only vocation of woman in her heart: the virginity, motherhood, and domestic preaching. To outline the path the women go through, the catholic religious discourse uses its myths - Eve and Virgin Mary - and, in a symbolic way guide the catholic women from the obscure feminine role in the original sin to an ideal model, o f the institution’s own ends. The dissident discourse takes advantage from the religious intertextuality and from the traditional discourse authority to change the concepts and the previously built practices. With a fraternal approach, tries to show women that the heart of women’s matters is neither in dogmas nor in the religious doctrine, but it’s in the conscience and self knowledge o f each one of them. Using its own catholic myths, the dissident discourse transforms the symbolism in real women, with strength, independence, and wisdom to decide by themselves. This way, tries to change the discourse practices and to break the traditional naturalized concepts - as from the Catholic Church as from a patriarchal society - revealing, this way, new possibilities to the social practice o f women. This thesis is about showing communication close to anthropology and culture, in a way that it searches for getting to know women from the catholic religious discourse. In this work, there’s also a pragmatic gender study, in the modem research method "Communication Ways and Meaning Process" from the School o f Communication. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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