Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37767
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1993_NelsonFernandoInocenciodaSilva.pdf
Restrito
7,46 MBAdobe PDF Acesso Restrito
Título: Consciência negra em cartaz
Autor(es): Silva, Nelson Fernando Inocencio da
Orientador(es): Alvim, Clara de Andrade
Assunto: Relações raciais
Racismo - Brasil
Negros - identidade racial
Data de publicação: 17-Mai-2020
Referência: SILVA, Nelson Fernando Inocencio da. Consciência negra em cartaz. 1993. ii, 158 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 1993.
Resumo: Arte e comunicação sempre foram dois campos afins, e no caso específico do engajamento a relação entre ambos pode ser intensificada. Com o objetivo de analisar esta relação no contexto onde se inscreve o racismo brasileiro, nos ocupamos de estudar os cartazes produzidos na década de 80 que aludem à questão racial. Para tanto consideramos dois conceitos. Um é o de Consciência Negra e outro é o de Ideologia Imagética. Cremos que o índice de cartazes anti-racistas produzidos no Brasil, na última década, nos obriga a parar e refletir sobre a contribuição da imagem no processo de politização do povo negro. E é a isso que este trabalho se destina. Ele quer discutir o potencial da imagem quando utilizada por um meio de comunicação específico que é o cartaz para tratar de uma questão específica que é o racismo. Apesar dos limites, em termos de referências bibliográficas, pensamos que este trabalho possa acrescentar algo à compreensão da ideologia no processo da produção de imagens. Queremos com ele também demonstrar que a ideologia da qual falamos possui um caráter particular, enquanto formulação elaborada por um segmento racialmente excluído, o que nos obriga pensar as duas vertentes principais que orientam o conceito de ideologia. Ela como inversão da realidade e como visão de mundo de um determinado grupo. Ambas podem ser convergentes, mas também, e no nosso caso muito provavelmente, divergentes. Precisamos enfim repensar a ideologia e compreender o conceito de Ideologia Imagética como ponte para a análise da Consciência Negra ao nível da imagem.
Abstract: Art and communication ever were two linked fields, and in the specific case of engagement the relation between both of them can be intensifíed. Our aim is to analyse such relation in the context where brazilian racism is included. To work out this issue we consider two concepts. One is concerned about the Black Consciousness and the other tells about the Imagetic Ideology. We do believe the amount of anti-racist posters produced in Brazil for the last decade oblige us to stop and reflect about the contribution of image in the politicization process of black people. And this is the target of our work. It intends to discuss the potentiality of image when it is used by a specific mass medium like poster to treat a specific question like racism Despite the limits imposed by short bibliographic references, we think this work can foster the comprehension of ideology in the image production process. We also want to show that ideology we are dealing with has a peculiar character as a thought built by a group excluded of society due to its racial heritage. Such thing oblige us to think about two trends in teens of ideology. The ideology as inversion of reality and ideology as the point of view of a group about the world. Both can be convergents but also, and in our case it is much probably, divergents. We need at last rethink the ideology and understand the concept of Imagetic Ideology as a bridge to analyse the Black Consciousness in teens of image.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 1993.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.