Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Guimarães, Maria de Nazaré Klautau | - |
dc.contributor.author | Marques, Evanilde de Farias | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-15T18:45:35Z | - |
dc.date.available | 2020-05-15T18:45:35Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-15 | - |
dc.date.submitted | 2019-09-27 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Evanilde de Farias. Sequência didática para o ensino da mitose sob a perspectiva da aprendizagem significativa. 2019. 63 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37761 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo, de abordagem qualitativa, teve por objetivo construir uma Sequência Didática como estratégia pedagógica para o processo de ensino da mitose e refletir sobre o processo da prática docente da pesquisadora no contexto do ensino desse conteúdo – conteúdo percebido por muitos educadores e alunos como complexo e de difícil compreensão. É sabido que o ensino de Biologia, em específico, o conteúdo de Genética, é um tema importante pelo conhecimento científico que pode proporcionar à vida dos estudantes, sendo imprescindível na formação destes, para que possam decidir acerca de assuntos que envolvem sua própria vida e a sociedade. Atualmente, é perceptível que cada vez mais o docente deve atentar-se ao modus operandi de motivar ou estimular os educandos para a aprendizagem. Nessa perspectiva, considerando a necessidade de uma Aprendizagem Significativa para o aluno do Ensino Médio, propôs-se como possibilidade de mudança da situação em questão, uma Sequência Didática (material de apoio ao docente) – estratégia para superar o ensino tradicional , além de conter atividades diversas, promove a equidade, a participação e favorece o envolvimento dos educandos ao assunto proposto. Concluiu-se que, é possível dar significado ao que se ensina e ao aprendizado do aluno, através de estratégias pedagógicas diferenciadas, também ficou perceptível o potencial da reflexão na transformação da prática docente, melhorando e tornando-a significativa, tanto para os discentes quanto para a pesquisadora. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Sequência didática para o ensino da mitose sob a perspectiva da aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Genética - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mitose | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This qualitative study aimed to build a Didactic Sequence as a pedagogical strategy for the teaching
process of mitosis and to reflect on the process of teaching practice of the researcher in the context of
teaching this content - content perceived by many educators and students as complex and difficult to
understand. It is well known that the teaching of biology, in particular, the content of genetics, is an
important theme for the scientific knowledge it can provide to the students' life, being essential in their
formation, so that they can decide on subjects that involve their own life and the society. Currently, it is
noticeable that more and more teachers must pay attention to the modus operandi to motivate orstimulate the students for learning. From this perspective, considering the necessity of a Significant
Learning for the High School student, it was proposed as a possibility to change the situation in
question, a Didactic Sequence (support material to the teacher) - strategy to overcome the traditional
teaching, besides containing diverse activities, promotes equity, participation and favors the
involvement of students to the proposed subject. It was concluded that, it is possible to give meaning
to what is taught and student learning, through different pedagogical strategies, the potential of
reflection in the transformation of teaching practice became noticeable, improving and making it
meaningful for both students and students the researcher. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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