Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pereira, Danglei de Castro | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Cleber José de | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-15T01:00:53Z | - |
dc.date.available | 2020-05-15T01:00:53Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-14 | - |
dc.date.submitted | 2019-09-27 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Cleber José. A poesia ao rés do chão: rap e crítica social na tradição literária popular brasileira. 2019. 220 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37755 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa sustenta que o rap nacional é, na atualidade, o continuum da tradição literária/poética de cunho sócio popular que se desenvolveu no âmbito da literatura universal sob a égide da crítica social. Ademais, carrega em sua gene ideológica a valorização e atualização da(s) tradição(ões) cultural(ais) popular(es) e suas causas. Sustenta ainda que o rap apresenta uma coerência estética com essa tradição, a qual está pautada no imbricamento de elementos como: a oralidade, a sátira, a rasura, a coloquialidade, a liberdade formal e linguística, o engajamento em causas populares, entre outras. Manifesta-se por meio de um discurso estético fortemente marcado por uma atuação política e contestadora das desigualdades sociais, atrelado a uma consciência coletiva sobre identidade étnica e classe social. Tais características o condicionariam como sendo uma poesia ao rés do chão, isto é, aquela que se ocupa das coisas populares, ao passo que atua como contraponto do viés literário erudito. Com efeito, explicita que este é fruto das transformações sociopolíticas e culturais que acometem o Brasil desde a colônia. Especifica ainda que no cenário sociocultural brasileiro, o rap é a faceta atualizada dessa tradição. Não obstante, descortina que as mudanças ocorridas nas esferas social, política e cultural desde o período colonial até agora, contribuíram para a consolidação dessa tradição no contexto brasileiro. Sem ingenuidades, sabe-se que tal tradição em continuum se dá, não raro, por meio de pontos de convergência e afastamentos, conflitos e confrontos na arena social, que provocou e provoca mudanças nas relações de poder no tocante à acessibilidade aos bens simbólicos, culturais e econômicos. Assim, o rap torna-se uma chave interpretativa da sociedade brasileira e suas relações de poder. Para tanto, traça um panorama da tradição literária nacional de cunho popular e social, que foram produzidas em etapas diferentes da vida brasileira, observando sua influência sobre a realidade sociocultural do país ao longo do tempo. Compõe um estudo analítico com foco no rap, apresentando seu discurso estético e os elementos que o compõem ao passo que descortina quem são e como vivem seus produtores. O corpus analisado é composto por obras de Criolo, Gog, Sabotage, Emicída, Rapadura, MV Bill, Kunumí, Facção Central, Brô MCs, OZ Guarani e Racionais MCs. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A poesia ao rés do chão : rap e crítica social na tradição literária popular brasileira | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poesia brasileira - crítica, interpretação, etc | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rap (música) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crítica social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Discurso e identidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Oralidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research posits that the national rap is, at the present time, the continuum
of the sociopopular literary/poetic tradition developed in the scope of the universal
literature under social critic aegis. In addition, it carries in its ideological gene the popular
cultural tradition(s) valorization and update, as well and their causes. It also maintains
that rap presents an aesthetic coherence with this tradition, which is based on elements
interweaving such as orality, satire, erasure, colloquialism, formal and linguistic freedom,
engagement with popular causes, among others. It manifests itself through an aesthetic
discourse strongly marked by a political and contentious action of social inequalities,
linked to a collective consciousness about ethnic identity and social class. Such
characteristics would condition it to be poetry on the ground, that is, one that deals with
popular things and, at the same time, serves as a counterpoint to the scholarly literary
bias. In fact, it explains it is the result of sociopolitical and cultural transformations that
have affected Brazil since the colonial period. It also explains that, in the Brazilian
sociocultural scene, rap is the updated facet of this tradition. Nonetheless, It reveals that
the changes occurred in the social, political and cultural spheres from the colonial period
to the present have contributed to consolidation of this tradition in the Brazilian context.
Without naivety, it is known that this tradition on a continuum is not uncommon, through
points of convergence and withdrawal, continuities and discontinuities, conflicts and
confrontations in the social arena. This has, in fact, provoked and provokes changes in
the power relations regarding accessibility to symbolic, cultural and economic goods.
Thus, rap becomes a key interpretive of Brazilian culture and its relations of power. To
do so, it traces a panorama of the national literary tradition of popular and social nature,
which was produced in different stages of Brazilian life, observing its influence on the
sociocultural reality of the country over time. Subsequently, he composes an analytical
study focusing on rap, presenting his aesthetic discourse and the elements that compose
it while revealing who they are and how their producers live. The corpus analyzed is
composed by works of Criolo, Gog, Sabotage, Emicída, Rapadura, MV Bill, Kunumí,
Facção Central, Brô MCs, OZ Guarani, Racionais MCs. | pt_BR |
dc.contributor.email | cleber101578@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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