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2002_RafizaLuzianiVaraoRibeiro.pdf
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dc.contributor.advisorSilva, Denilson Lopes-
dc.contributor.authorRibeiro, Rafiza Luziani Varão-
dc.date.accessioned2020-05-14T21:18:19Z-
dc.date.available2020-05-14T21:18:19Z-
dc.date.issued2020-05-14-
dc.date.submitted2002-
dc.identifier.citationCARVALHO, Rafiza Luziani Varão Ribeiro. Nosferatu: O imaginário de uma sinfonia de horror. 2002. 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2002.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37747-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2002.pt_BR
dc.description.abstractAnálise do imaginário de Nosferatu: uma sinfonia de horror, filme de 1922, dirigido por Friedrich Wilhelm Murnau (1889-1931), tendo por base as propostas do filósofo francês Gaston Bachelard (1884-1962) sobre a imaginação. Entendendo Nosferatu como uma alegoria da morte, a análise se desenvolve em tomo de dois elementos narrativos específicos: personagem, entendido como alegórico, e espaço, percebido como cronotopo. Procura-se estabelecer novas possibilidades à análise fílmica, propondo a teoria bachelardiana sobre a imaginação como uma estética das sensações que obra de arte, neste caso um filme, provoca no sujeito que a conhece.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.titleNosferatu : o imaginário de uma sinfonia de horrorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFilmes cinematográficos - análise - críticapt_BR
dc.subject.keywordComunicação de massapt_BR
dc.subject.keywordNarrativa cinematográficapt_BR
dc.subject.keywordCinema alemãopt_BR
dc.subject.keywordCinema - estéticapt_BR
dc.description.abstract1This dissertation analyses the imaginary in Nosferatu: a Symphony of Terror, a film produced in 1922, directed by Friedrich Wilhelm Murnau (1889-1931), based upon proposals by French philosopher Gaston Bachelard (1884-1962). Regarding Nosferatu as an allegory of death, two narrative elements are developed: the characters, understood as allegorical; and space, perceived as being time-dependent. It seeks to establish new possibilities for the analysis of films, and proposes Bachelard’s theory of the imagination as an aesthetic approach to the sensations that a work of art, in this case the film, elicits from the viewer.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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