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Título: Globo e Abril diante de um novo paradigma comunicacional : a internet
Autor(es): Possebon, Samuel Lamoglia
Orientador(es): Adghirni, Zélia Leal
Assunto: Internet
Comunicação de massa
Tecnologias de comunicação
Data de publicação: 14-Mai-2020
Referência: POSSEBON, Samuel Lamoglia. Globo e Abril diante de um novo paradigma comunicacional: a internet. 2002. 220 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2002.
Resumo: Este estudo discute, sob um referencial político-econômico, as variáveis que determinam como os dois principais grupos de mídia no Brasil se adaptam ao novo paradigma da Internet. A análise dos grupos é feita sobre suas estratégias de negócios, observando em suas histórias recentes que fatores influenciaram as mudanças. Nossa hipótese central é que os grupos de mídia tradicionais, ao se depararem com novas tecnologias de comunicação, podem perder seu poder político e econômico. Por essa razão, estas novas tecnologias representam a possibilidade de mudanças no cenário do mercado de comunicação. O que percebemos nesse estudo é que as questões tecnológicas, econômicas e políticas são determinantes nas estratégias dos grupos de comunicação, principalmente em um ambiente em que novas tecnologias estão sendo introduzidas. Os esforços de inovação esbarram na questão da perda da audiência (e portanto poder político) das mídias tradicionais, representam um peso financeiro grande para modelos de negócio que ainda não encontraram as fontes de receita adequadas e exigem decisões que nem sempre grupos familiares conseguem tomar.
Abstract: This study reveals some of the variables that interfere in the way Globo and Abril, the two leading media conglomerates in Brazil, are adapting themselves to the new paradigm of the Internet and how they deal with new Communications technologies in a broad sense. The analysis has a political-economical approach and is mainly focused on Globo and Abril's business strategies. We analyze briefly the recent history of innovation of the two media groups, collecting elements to demonstrate how the technological and economic variables are acting. Our assumption is that the existing media conglomerates can lose their political and economical influences in the face of new Communications technologies. Hence, these technologies could represent a real possibility of change in the media arena. We can learn from this study that political and economical issues are determinant to the companies' strategies when new paradigms emerge. Efforts of innovation made by the media groups have to face the challenges of audience variations (thus, variations on the power of political influence of the media groups) and lack of effective economical models and solid revenue sources. On the other hand, media groups in Brazil are mainly dominated by family administrations, and this fact has also influenced processes and decisions on new technologies.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2002.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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