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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37734
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1990_ArgemirodeFigueiredoNeto.pdf
Restrito
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Venicio Artur de-
dc.contributor.authorFigueiredo Neto, Argemiro de-
dc.date.accessioned2020-05-14T17:50:55Z-
dc.date.available2020-05-14T17:50:55Z-
dc.date.issued2020-05-14-
dc.date.submitted1990-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO NETO, Argemiro de. Rock in rio: a gênese da nova onda. 1990. 123 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 1990.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37734-
dc.descriptionDissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 1990.pt_BR
dc.description.abstractNos dias de hoje, a produção cultural está articulada de tal forma em nossa sociedade que a sua comunicação depende tanto do trabalho desenvolvido pela classe artística como da atuação dos mecanismos de difusão cultural. Na maioria das vezes, esta interação se presta mais a propósitos econômicos do que artísticos, na medida em que diversos setores industriais, aproveitando-se do vínculo criado entre a arte e o consumidor, exploram esta relação das mais variadas maneiras possíveis. Por serem responsáveis diretos pela comunicação deste processo ao meio social, os "mass media" ocupam uma posição de extrema importância neste contexto. É através deles que o indivíduo moderno se acostumou a travar contato com o que está acontecendo no mundo da arte, e tudo o que esteja se realizando fora desta relação possui poucas condições de sensibilizá-lo. Por outro lado, eles também desenvolveram ao longo do tempo toda uma linguagem particular, por intermédio da qual vêm tentando aproximar ao máximo o conceito de recepção cultural do de consumo industrial. No terreno da música, essa perspectiva assume um papel bastante peculiar. Os estilos musicais -que influenciam a produção artística em certos períodos de nossa história, fazendo com que movimentos musicais e modismos surjam através dos tempos - são, atualmente, alvo de elaboradas estratégias econômicas que acompanham seus processos de disseminação. Influenciando não somente o setor musical - como, por exemplo, os artistas que desenvolvem uma temática em comum -, como outros setores culturais que os absorvem, os estilos se transformaram em ondas culturais, em estruturas disseminativas através das quais toda uma produção cultural e industrial passa a ser comunicada a partir de um referencial estético em comum. Assim sendo, o cinema, o rádio, a televisão, a moda e a publicidade passam a se aproveitar economicamente de uma forma cultural em evidência e a explorá-la em seus domínios lingüísticos. Esse aproveitamento, contudo, não é feito de forma conjuntural ou aleatória. Ele faz parte de um processo cíclico pelo qual a produção cultural é difundida, de tempos em tempos, através de eixos de similaridade estética - a moda propriamente dita -, e que se inicia, geralmente, nos países do primeiro mundo percorrendo, em seguida, um verdadeiro circuito de países menos desenvolvidos. O Brasil se encontra numa posição periférica neste contexto, e a grande maioria da produção musical aqui veiculada possui um vínculo com as estruturas disseminativas estrangeiras. O "Rock in Rio" , um imenso festival de música popular realizado em 1985 no Rio de Janeiro pode ser visto como um bom exemplo dessa política, na medida em que serviu de passaporte para que diversos estilos musicais (ou ondas culturais) já difundidos nos Estados Unidos e em países europeus, pudessem ocupar espaços significativos em nossa mídia. Colocando o Brasil na rota dos grandes shows internacionais, ele também representou a introdução de uma moderna política cultural em nosso cotidiano, calcada na disseminação e no aproveitamento econômico da música, e difundida em eventos musicais que lhe sucederam desde então.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.titleRock in Rio : a gênese da nova ondapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordProdução culturalpt_BR
dc.subject.keywordComunicação de massapt_BR
dc.subject.keywordCultura popular - Brasilpt_BR
dc.description.abstract1In our days, cultural production is so profoundly articulated with society that its own communication depends on the work developed by the artistic class as much as on the action of cultural propogation mechanisms. Most of the times, this interaction favours economic rather than artistic purposes, as many an industrial sector, takinç advantage of the link created between art and the consumer, explores this relation in the most varied ways. Since they are directly responsible for communicating this process to the social milieu, mass media are extremely important in this context. Through them, the individual make contact with what is going on in the artworld, and very little indeed outside this relation will be capable of moving him. On the other hand, they have also developed a language of their own, through which they have been trying to bring together the concepts of cultural reception and industrial consumption. In the field of music, this prospect takes on a very peculiar role. Musical styles - which influenced artistic production in certain periods of our history, giving birth from time to time to musical movements and fads - are, at present, the target of elaborated economic strategies thatv accompany dissemination processes. Influencing not only the musical sector - as, for instance, artists who develop a common thematic - but also other cultural sectors which then absorb them, musical styles have become cultural waves in propogation structures through which whole cultural and industrial productions are now being communicated from a common esthetic reference. Therefore, cinema, radio, television, fashion and advertising now take advantage of an outstanding cultural product and explore it within their language domaines. This, however, does not take place in a conjunctural or contingent manner. In fact, it is part of a cyclic process through which cultural production is disseminated, from time to time, through axis of esthetic similarity - fashion itself -, which usually begins in Jtirst world countries and then moves on to an actual circuit of less developed nations. In this context, Brazil holds a peripherical position, and most of the musical production aired here is linked to foreign propogation structures. Rock in Rio, a huge popular music festival held in 1985 in Rio de Janeiro, can be looked at as a good example of this policy, in the measure that it was a sort of passport that enabled several music styles (or cultural waves) already well known in the United States and Europe to take over significant spaces in our media. Placing Brasil in the route of the grand international shows, it also represented the introduction of a modern cultural policy in our daily life, based on the dissemination and economic use of music. This policy is also being disseminated throughout the musical events that have been taking place ever since.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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