Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37730
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JoãoRicardoPereira.pdf5,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMenezes, Rafael Terra de-
dc.contributor.authorPereira, João Ricardo-
dc.date.accessioned2020-05-14T17:26:48Z-
dc.date.available2020-05-14T17:26:48Z-
dc.date.issued2020-05-14-
dc.date.submitted2019-08-19-
dc.identifier.citationPEREIRA, João Ricardo. Três ensaios sobre incentivos políticos no uso de recursos públicos. 2019. [74] f., il, Tese (Doutorado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37730-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Brasília, 2019.pt_BR
dc.description.abstractUtilizando dados de financiamento do BNDES com dados de contribuição de campanha para o ano de 2014, mostramos que as empresas que forneceram contribuições a deputados federais eleitos tiveram acesso privilegiado ao financiamento estatal. Isso sugere que as contribuições de campanha moldam as políticas públicas em benefício dos doadores individuais. Usando uma estratégia de regressão descontínua (RDD) descobrimos que as empresas contribuintes aumentaram substancialmente seu financiamento bancário e conseguiram menores taxas de juros em relação a um grupo de controle após a eleição, indicando que o acesso privilegiado ao financiamento bancário estatal (volume de recursos e menores taxas de juros) é um canal importante através do qual conexões políticas operam.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTrês ensaios sobre incentivos políticos no uso de recursos públicospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordBancos de desenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordDoações de campanhapt_BR
dc.subject.keywordTaxa de jurospt_BR
dc.subject.keywordFinanciamento estatalpt_BR
dc.subject.keywordEleições - Brasilpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Using financial data from the Brazilian Development Bank (BNDES) and campaign contribution data for 2014, we show that companies that made contributions to elected federal deputies had privileged access to government financing. This access suggests that campaign contributions shape public policies to the benefit of individual donors. Using a regression discontinuity design (RDD), we found that corporate donors substantially increased their bank financing and had lower interest rates following the election relative to a control group, indicating that privileged access to government bank financing (volume of funds and lower interest rates) is an important channel through which political connections operate.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.