Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Souza, Newton Moreira de | - |
dc.contributor.author | Moreno Ceballos, Carlos Arturo | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-14T14:30:03Z | - |
dc.date.available | 2020-05-14T14:30:03Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-14 | - |
dc.date.submitted | 2019-09-16 | - |
dc.identifier.citation | MORENO CEBALLOS, Carlos Arturo. Índice de qualidade de encostas: uma metodologia de suscetibilidade ao deslizamento para corredores de transporte. 2019. xii, 81 f., il. Tese (Doutorado em Geotecnia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37715 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Hillslope Quality Index HSQI é um método de zoneamento de suscetibilidade a deslizamento para
corredores de transporte em regiões montanhosas tropicais que leva em conta as condições
geométricas, geológico/geotécnicas e hidrogeológicas dos projetos de infraestrutura. Este método
fornece recomendações de obras de estabilização qualitativas mediante um gráfico de desempenho que
leva em conta o HSQI e a importância do corredor de transporte e que tem o intuito de ser um guia nas
etapas preliminares dos projetos de infraestrutura de transporte. Nesta pesquisa, realizou-se uma
aplicação do método na Rodovia Federal BR-381, no estado de Minas Gerais, e também se
incorporaram recomendações quantitativas para obras de estabilização específicas, baseadas nos
inventários de obras coletados a partir de duas aplicações do método na Colômbia e na Costa Rica.
Como conclusões, a aplicação do método na BR-381 permitiu estabelecer um procedimento de cálculo
do fator hidrológico para aplicação em regiões com clima bimodal bem marcado, e também obteve
resultados aceitáveis, tendo em vista que o comportamento de estabilidade estimado pelo método foi
observado na região. Os gráficos de desempenho específicos podem ser ferramentas muito úteis para
profissionais geotécnicos, planejadores e desenvolvedores na tomada de decisões para etapas
preliminares de projetos de infraestrutura de transporte. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Índice de qualidade de encostas : uma metodologia de suscetibilidade ao deslizamento para corredores de transporte | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Encostas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estradas de montanha | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deslizamentos - estimativa de risco | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estradas - projetos e construção | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Hillslope Quality Index HSQI is a landslide susceptibility zonation method for transportation corridors
in tropical mountain regions that takes into account the geometrical, geological/geotechnical and
hydrogeological conditions of the infrastructure project. This method provides qualitative
recommendations for stabilization solutions through a performance graphic, which takes into account the
HSQI and transportation corridor importance and has the objective of being a guide in the infrastructure
projects' preliminary stages. In this research, it was performed a method application into the BR-381
federal highway, in the Minas Gerais State, and also were incorporated quantitative recommendations for
specific stabilization works, based on works' inventories collected from two HSQI method applications in
Colombia and Costa Rica. As conclusions, the method application into the BR-381 allowed the
establishment of a hydrological factor forecast procedure for application in strong bimodal regions, and
the method also obtained acceptable results according to the hillslope stability founded in the region. The
specific performance graphics can be useful tools for geotechnical professionals, planners, and
developers in the decision making for preliminary stages of infrastructure projects. | pt_BR |
dc.contributor.email | carlosmoreno.890@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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