http://repositorio.unb.br/handle/10482/37704
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2003_GustavoHenriqueBorgesCosta.pdf Restrito | 5,11 MB | Adobe PDF | Acesso Restrito |
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Motta, Luiz Gonzaga | - |
dc.contributor.author | Costa, Gustavo Henrique Borges | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-12T16:50:50Z | - |
dc.date.available | 2020-05-12T16:50:50Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-12 | - |
dc.date.submitted | 2003 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Gustavo Henrique Borges. Jornalismo, espetáculo e ambiguidade: A narrativa de uma rebelião. 2003. 161 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37704 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2003. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa investiga uma cobertura jornalística desempenhada por um programa de auditório. Esta produção televisiva utilizou elementos tanto do jornalismo como do entretenimento, a resultar em um hibridismo estético e de linguagens. Um e outro possuem características peculiares de abordagem da realidade e estratégias de comunicação distintas. Uma produção televisiva que conjuga as linguagens de jornalismo e entretenimento, imprime novos sentidos ao trabalho de documentar e transmitir a realidade assistida e as conseqüências semânticas desta experiência midiática são o objetivo mais geral desta investigação. Cuido esclarecer que o objeto em análise é uma cobertura jornalística, realizada e transmitida por um programa dominical de entretenimento, que documentou uma grande rebelião de presos, em que houve mortes transmitidas ao vivo e direto, sob forte apelo dramático nas imagens, nas falas e na trilha sonora de fundo. Um evento televisivo que pôde ser observado ao mesmo tempo como jornalístico e de entretenimento. Que é ambos, sem sê los totalmente. Ou que não é nenhum, ao ser um terceiro, híbrido, embora resultado de ambos. Portanto, não são analisados nesta pesquisa a Rebelião de Presos em 30 unidades penitenciárias, nem o Sistema Penitenciário como um todo, tampouco a violência social urbana. E uma pesquisa no campo da comunicação sobre produção de sentidos num produto midiático. Para tanto foi utilizada uma metodologia ainda em processo de aprimoramento e refino, para a qual, esta pesquisa configurar-se-ia um passo modesto nesta direção. A saber, a Análise de Narrativa em Comunicação, com o auxílio da Narratologia associada à Pragmática da Comunicação. A metodologia da qual se está falando, será detalhadamente descrita e discutida no capítulo 3. Realizar esta pesquisa é, sobretudo, esforço analítico que procura arregimentar respaldo em um conjunto de métodos já consolidados e aperfeiçoados em outros campos de conhecimento, como a Teoria Literária, a Filosofia da Linguagem e a Antropologia Cultural. Trazê-los ao serviço da Comunicação, também é um estimulante desafio. A intenção de contribuir, ainda que de forma modesta, com o campo da comunicação ressalta-se desafiadora diante das limitações implicadas: o tempo de que dispõe o pesquisador em mestrado, pouco mais de dois anos, e sua premente inexperiência. Estas dificuldades foram combatidas com o pronto e inequívoco auxílio dos professores do Programa de PósGraduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, que possibilitaram reduzir as limitações desta pesquisa, bem como da orientação precisa do professor Luiz Gonzaga Motta, membro deste programa. Não é do interesse desta pesquisa esgotar a totalidade das causas que resultaram no ressaltado hibridismo de gêneros televisivos, mas apontar algumas conseqüências semânticas à construção social da realidade na experiência midiática da cobertura jornalística desempenhada pelo programa Domingo Legal (Sistema Brasileiro de Televisão). Mesmo estando a pesquisa baseada, então, na arqueologia e interpretação simbólicas, assume-se que também não serão esgotados os sentidos constitutivos do objeto em análise. Intenta-se, pois, identificar algumas características importantes deste fenômeno comunicativo, que venham possibilitar a realização de discussões futuras e consigam, ainda que timidamente, revelar algumas novas considerações a respeito do hibridismo de linguagens e abordagens no processo de mediação da realidade, pela televisão, com conseqüências para a produção de sentido. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
dc.title | Jornalismo, espetáculo e ambiguidade : análise narrativa de uma rebelião | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Telejornalismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação de massa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativa jornalística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de conteúdo (Comunicação) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise do discurso narrativo | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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