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2004_AndreCarvalheiradoNascimento.pdf
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dc.contributor.advisorMontoro, Tânia Siqueira-
dc.contributor.authorNascimento, André Carvalheira do-
dc.date.accessioned2020-05-12T16:05:24Z-
dc.date.available2020-05-12T16:05:24Z-
dc.date.issued2020-05-12-
dc.date.submitted2004-06-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, André Carvalheira do. Imagens da periferia: representação da periferia no cinema brasileiro contemporâneo. 2004, iv, 153 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37696-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2004.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação pretende analisar como a periferia urbana brasileira foi retratada no cinema brasileiro produzido entre 1999 e 2002. A construção da imagem da periferia remonta o início da produção cinematográfica no País. De uma periferia incômoda na Primeira República, passamos a uma periferia festiva e alegre do período pós-Estado Novo. Em seguida, o Cinema Novo escolhe a periferia como um dos seus principais cenários e a torna palco das inquietações políticas da emergente classe artística de esquerda. Esta visão inicial da exploração de classes, mais ingênua, dá lugar a uma periferia mais complexa durante os anos 70, onde a religião e a festividade são apresentadas como importantes elementos simbólicos socializantes ou políticos, e não mais alienantes. Dos anos 80 até os 90 a periferia aparece cada vez mais como lugar de violência e criminalidade, acompanhando o aprofundamento da exclusão social nas grandes cidades brasileiras. Para se analisar o imaginário da periferia que surge na recente cinematografia brasileira, os seguintes filmes foram selecionados: Orfeu (1999), O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas (1999), Notícias de Uma Guerra Particular (1999), Babilônia 2000 (2000), Cidade de Deus (2002) e Uma Onda no Ar (2002). Através de uma de uma análise conteudística e fílmica destes, percebeu-se a predominância de três formas de representação da periferia. A primeira delas mostra a periferia como lugar de violência e a criminalidade. Mas a forma de abordagem pode apresentar a violência e criminalidade como espetáculo, isolada do contexto em que está inserida (Cidade de Deus), ou justifica-las dentro de uma visão crítica da sociedade brasileira, atribuindo-lhe sentido político e histórico (Notícias de Uma Guerra Particular, Uma Onda no Ar, O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas). A segunda forma de representação procura explorar o lado positivo da periferia frente às situações de exclusão e violência. Surge assim a poesia, o talento artístico, o sucesso no emprego ou a consciência política (Uma Onda no Ar, Orfeu, Cidade de Deus, O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas). Finalmente, a terceira forma desenvolve-se sobre o processo de dar voz ao outro. Os filmes assumem-se como olhar externo do centro sobre a periferia. Em Notícias de Uma Guerra Particular e O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas, esse olhar procura se apagar diante do ato de ouvir o outro. Já em Babilônia 2000, a presença da equipe de filmagem é assumida, de forma que o filme estabelece um processo de diálogo com o outro. A periferia não é mais, simplesmente, vista pelo centro segundo seu imaginário, mas ela também participa na construção de sua imagem.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.titleImagens da periferia : a periferia no cinema brasileiro contemporâneopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFavelaspt_BR
dc.subject.keywordCinema brasileiropt_BR
dc.subject.keywordPeriferiapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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