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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37678
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Title: Gestão territorial e ambiental da terra indígena Manoá-Pium : estratégias para implementação
Other Titles: Kazuwaytapkar wizei na’ik amazad wizei Manoá-Mariwed ii : maxaapainhau durutan pawazii aimeakan diri’ikiz
Authors: Nicácio, Mário
Orientador(es):: Oliveira, Alessandro Roberto de
Assunto:: Gestão territorial
Experiências vivenciais
Índios - territorialidade
Índios - políticas públicas
Terras indígenas
Issue Date: 11-May-2020
Citation: NICÁCIO, Mário. Gestão territorial e ambiental da terra indígena Manoá-Pium: estratégias para implementação. 2019. 118 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: Este trabalho disserta em grande parte sobre um conjunto de experiências vivênciadas e construídas de forma coletiva, com desafio de torná-las vivas através da escrita e mostrar o que pensam os parentes indígenas de hoje e o que pensavam os parentes indígenas que não se encontram mais no meio do seu povo, mas que suas vozes foram escritas por outros pesquisadores que me antecederam. É um desafio e considero mais uma oportunidade de dizer ao mundo que um dia fui objeto de entrevistas e fonte de informações e hoje tenho orgulho de afirmar que sou sujeito, e será escrito as vivências concretas fruto de todo acompanhamento na luta pela garantia territorial iniciada pelos parentes mais experientes e continua com o novo processo intitulado de Plano de Gestão Territorial e Ambiental da Terra Indígena Manoá-Pium, elaborado, localizado na região Serra da Lua no leste do estado de Roraima e busca através da visão dos próprios indígenas envolvidos estratégias para implementação. O recorte territorial a ser pesquisado concentra-se especificamente na Terra Indígena ManoáPium, analisando o plano elaborado pelos próprios indígenas pertencentes aos povos Wapichana e Macuxi que vivem desde o início de sua regularização na região do lavrado e floresta no estado de Roraima, no Brasil e na República Cooperativa da Guiana. A base de informações com fundamentações teóricas e comentários são fortemente citados procedentes dos moradores das comunidades da Terra indígena Manoá-Pium. A ideia é priorizar a continuidade com acesso aos documentos sobre a demarcação da terra indígena, dando ênfase a relação dos Wapichanas e Macuxis na tentativa de adaptação a nova forma de uso dos recursos naturais respeitando os limites impostos pelo processo de territorialização. Tal delimitação trouxe consigo diversos problemas, tais como a limitação do acesso aos recursos naturais, diminuição das áreas para atividades de agricultura devido aumento populacional, a falta de espaço para uso na criação de animais e escassez de locais seguros para construção de moradia próximo principalmente de fontes de água. Frente as dificuldades os povos indígenas buscaram conhecer novas experiências para poder construir estratégias com uso de novas tecnologias voltadas na gestão do território seja no uso de conhecimentos e práticas tradicionais e aqueles conhecimentos oriundos de espaços de ensino como as universidades. As atividades no uso do território internamente são feitas de forma prática que garante o respeito entre as comunidades. Com este trabalho pretendo dar uma contribuição ao meu povo no sentido de aprimorar alternativas de como podemos trabalhar com essa ferramenta que é o Plano de Gestão, sem permitir que ele seja força dominadora, mas sim um instrumento para garantia de direitos e da nossa vida. Nessa direção, apresento uma proposta de avaliar e monitorar o andamento das estratégias para a implementação do plano de gestão.
Abstract: This work largely reflects a set of collective lived and constructed experiences, with the challenge of making them come to life through writing what present-day indigenous relatives think and what indigenous relatives who are no longer amongst their people thought, yet whose voices were documented by other researchers who preceded me. It is a challenge, yet also an opportunity to tell the world, that I once was an object of studies and source of information however, today I am proud to affirm that I am a subject writing about concrete experiences that are a result of accompanying the struggle for land tenure. A struggle initiatéd by the most experienced indigenous relatives and continues today with the development of the Territorial and Environmental Management Plan of the Indigenous Land Manoá-Pium, locatéd in the Serra da Lua region in the eastern part of Roraima. This plan seeks to develop stratégies for implementation based on the vision of the indigenous peoples involved in its construction. This study analyzes the territorial section of the indigenous land ManoáPium, where the plan was developed by the Wapichana and Macuxi indigenous peoples that have lived since the beginning of its regularization, in the savannah and forest regions of the staté of Roraima, in Brazil and Guyana. The basis of information with theoretical foundation and commentaries are cited heavily by residents of the Indigenous Land Manoá-Pium. The idea is to prioritize continuity with access to documents on the demarcation of the indigenous land, and with emphasis on the relations between the Wapichana and Macuxi in their adaptation to a new way of using natural resources while respecting the imposed limits of the demarcation process. Such a delimitation brought with it an array of problems, such as limiting access to natural resources, reduction in agricultural áreas due to population growth, shortage of space for animal breeding, and lack of secure áreas for building homes near watér sources. In view of the difficulties, the indigenous peoples sought to learn about new experiences in order to build stratégies using new technologies geared towards territorial management, whether through the use of traditional practices and knowledge or those that came from academic spaces such as universities. Activities on internal territorial use are done in a practical way that guarantees respect among communities. With this work, I intend to contribute to my people by improving the alternatives of how to use the Management Plan, without allowing it to be a dominating force, but rather an instrument to guarantee our rights and livelihood. With that said, I present a proposal to monitor and evaluaté the progress of stratégies for the implementation of the management plan.
Resumo em outro idioma: DYSUDIDKAU: Wyry’y kaydinkizei saadkau baukupatkary dia’ana’u kuwininhau aichapan dia’an na’ik inmaxaapayzun kadyz tumkau baukuptinkary dia’an, aiapkary wyry’y aichapkary maxaapan kakypy ysaadimpen dia’an kaipa’a maxaapainhau di’itimpen kai na’ik kuwininhau maxaapan wizei dia’a, mazan kuwichipainhau tuminpem insaadan paparadan. wyry’y ditinhapkary na’ik kazannatkary pawa’azii aimeakan takau amazad tykapkau aimekan kawan pixaytayzu nau na’ik aichapkary urudnaa aizii tykii atadapkau unkuwadan ungary AIMEAKAN KAWAN, na’ik kaipa’unii isaadinpen maxaapkary kawan at pauribei aka kawan ipei aunytapkar mabuzakninkar dia’an kaimenaimen wyry’y amazad kazanatkau kuwichpainhau wairibennau aichapainhau na’ik pakawan wyry’y idakutkary Ditinhapkar kazuwaytapkar Wizei na’ik amazad wizei ManoáMariwed ii, saadkau Kayzad ii wauitianap Ruraim ii na’ik wadurutkiz wanytpan dia’an wairibennau maxaapainhau durutan pawazii aimeakan diri’ikiz. Dykytkar amazad tuminhapkizei ii bayda’apatkary suu Manoá- Mariwed amazadat ati’u, kawiziinhau aunytapkau wyry’y saadinpe’uraz wynau dian Wapichannau na’ik Macuchinhau maxaapauraz mazad sakadinhandun idykytkau baraz na’ik kanuk Ruraim ii, karaiwe wiiz ii na’ik Guiana ikinhau. Wyry’y kywai urudnaa saadkau ipei kamaxaapanyinau kuwadan kaunati’u mabuzak manawyn inakinhan maxaapainhau wyry’y wizai ii amazad Manoá- Mariwed ii. Wyry ditinhapkar aiapakary pakawan karich saadkau amazad dykytkau maxaapainhau at. Wapichannau na’ik Makuchnau maxaapkiz pakawan naik in aichapkiz pamaxaapan kai pakaiwen dia’an amazad inaichapkiz kaimenaimen pawiz itukun dykytkau kawanat. Amazad dykytkau dayna’an ina’ak dyri’i aimeakan uiau, amazad dan na’ak kau, amazada dysudinhan pidiannau iribdinhan id, amazad autan yzainhau at na’ik amazad autan pidian tumkiz nii padap wyn nyndapkiz dia’a. Aimeakam kaxapannan id kawiziinhau durutan paaichapan bauran ditinhapkar yryy tyryy ikudan pamaxaapkinha paikaiwen dia’na makin amazad diit paiaichapan dian karaiunau nau kadyz na’ik achapkar tuminhapkizai idary’inhau di ii. Kaydinkizeinhau kaiwekary dia’an amazad nazuu an ipei tumkary kaydinkery kazannata’unii kaimenaimen wyry’y wizeinhau. Wyry’y kaidinkizei dia’an unkaminkeyta’zun uniribennau unaipen pawazii ikudkau aimekan na’apan nii wakaydinhan wyry wakaydinkinha’nii wyryy ditinhapakary kazuwatpandia’an, aunaa tyry’y ikaiwekau madiweytapak, mazan mixaurimen waaichapkiz wazannaa na’ik wamaxaapkinhaa karikeunan. Kaipaunii unkuwadkidian um ditimpen aunytapkinhaa nii na’ik unabatpkina nii na’pam kaydinkery makun wyry’y xapatkau dia’na wyry’y ditinhapkary zuwainaa at.
metadata.dc.description.unidade: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Mestrado em Sustentabilidade Junto a Povos e Territórios Tradicionais, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável
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