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2019_RafaelAndrinoBacellar.pdf5,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBrasil, Mário Lima-
dc.contributor.authorBacellar, Rafael Andrino-
dc.date.accessioned2020-05-08T15:44:21Z-
dc.date.available2020-05-08T15:44:21Z-
dc.date.issued2020-05-08-
dc.date.submitted2019-06-28-
dc.identifier.citationBACELLAR, Rafael Andrino. Hiatos: uma investigação sobre aspectos do Zen Budismo aplicados à improvisação na música contemporânea. 2019. 191 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37653-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação pretendeu investigar em que medida uma prática de Livre Improvisação musical pode ser desenvolvida quando pensada sob a perspectiva do corpo conceitual e estético do Zen Budismo. O resultado final é a criação musical Hiatos. Para se concretizar esta investigação, foram delimitados quais são os principais aspectos que caracterizam a Livre Improvisação. Foram abordados os conceitos de liberdade e de tempo, além de uma contextualização conceitual e histórica sobre improvisação musical associada à pós-modernidade. Em um segundo momento, foram expostas determinadas noções do Zen Budismo, a saber: suas origens e definição; de que forma as artes e a música se manifestam no Zen; a estética wabi sabi; os conceitos de shunyata (vacuidade) e não dualidade. Posteriormente, visou-se delimitar de que modo tais aspectos do Zen Budismo podem ser traduzidos para a criação propriamente musical de uma composição baseada na improvisação, delimitando-se: a estética Ma (silêncio sugestivo); a estética sawari (ruído belo); a assimetria enquanto aspecto estético; o uso de um jisei (tipo de poema japonês) como estratégia balizadora para uma improvisação; e o conceito de improvisação semeada. (BARRETT, 2014) Em seguida, apresenta-se como resultado a partitura da comprovisação Hiatos; sua performance em vídeo encontra-se anexada a esta dissertação. No último capítulo foi realizada uma análise da partitura e da performance de Hiatos tendo por base as delimitações de Cook (1997) e Corrêa (2014).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleHiatos : uma investigação sobre aspectos do Zen Budismo aplicados à improvisação na música contemporâneapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMúsica - análise, apreciaçãopt_BR
dc.subject.keywordImprovisação (Música)pt_BR
dc.subject.keywordLivre improvisação (Música)pt_BR
dc.subject.keywordZen Budismopt_BR
dc.subject.keywordMúsica experimentalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation aimed to investigate to what extent a practice of musical Free Improvisation can be thought from the conceptual and aesthetic perspective of the Zen Buddhist philosophy. The outcome is the musical creation Hiatos. In order to achieve this research, the main aspects which characterize Free Improvisation were delineated. Also, the concepts of freedom and time were discussed, as well as a conceptual and historical contextualization about musical improvisation associated to postmodernism. Secondly, certain notions of Zen Buddhism were exposed, namely: its origins and definition; how the arts and music manifest themselves in Zen; the wabi sabi aesthetic; the concepts of shunyata (emptiness) and non-duality. Subsequently, it was aimed to delineate how such aspects of Zen Buddhism can be translated to musical creation of a composition based on Free Improvisation; in that way, certain aspects were delineated: the Ma aesthetic (suggestive silence); the sawari aesthetic (beautiful noise); asymmetry as an aesthetic aspect; the use of a jisei (a type of Japanese poem) as a goal-setting strategy for improvisation; and the concept of seeded improvisation. (BARRETT, 2014) Then, the result is the score of the comprovisation Hiatos; the performance video is attached to this dissertation. In the last chapter an analysis of Hiatos’ score and performance was made based on the writings of Cook (1997) and Corrêa (2014).pt_BR
dc.contributor.emailrbacellar@live.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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