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Título: Ludicidade na digitalidade : o uso das redes sociais no ensino da biologia
Autor(es): Fama, Michelly Morato de Sousa
E-mail do autor: moratto.michelly@gmail.com
Orientador(es): Garcia, Lenise Aparecida Martins
Coorientador(es): Cavalcante, Eduardo Luiz Dias
Assunto: Letramento digital
Dispositivos móveis
Ecologia urbana
Biologia - estudo e ensino
Instagram
Redes sociais
Data de publicação: 8-Mai-2020
Referência: FAMA, Michelly Morato de Sousa. Ludicidade na digitalidade: o uso das redes sociais no ensino da biologia. 2019. [216] f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A presente pesquisa possui o objetivo de impelir a utilização de dispositivos móveis, como celulares, pelos estudantes de uma escola pública do Distrito Federal na disciplina de Biologia. Além disso, analisar de que forma a utilização dessa nova tecnologia, trazida pela globalização, pode contribuir não apenas com certo letramento digital do estudante, como também, com a protagonização do sujeito da pesquisa, para a real inserção da tecnologia tão utilizada por todos, principalmente na última década. Para alcançarmos os objetivos estabelecidos, a pesquisa foi desenvolvida com estudantes da 2ª série do Ensino Médio numa escola pública do DF, na Região Administrativa do Recanto das Emas, apostando na contextualização sobre a ecologia urbanística na qual o estudante está inserido. Como a ecologia urbanística é ampla e os estudantes estudam em Biologia, nessa série, os seres vivos, optamos por fazer uma abordagem acerca da área da Botânica. A pesquisa dedicou-se ao papel reflexivo da ciência, portanto as metodologias escolhidas para a investigação foram qualitativas e quantitativas relacionadas, elaboração de questionários, que aproximam a realidade do estudante às expectativas da professora-pesquisadora, e a análise de narrativas digitais e de grupos de discussões. Os questionários nos mostraram aspectos qualitativos e quantitativos direcionando o restante da pesquisa, As narrativas trouxeram descrições, fotomobiles e informações acerca da desigualdade arbórea no Distrito Federal, muitas vezes elaboradas pelos estudantes e postadas numa rede social. Os grupos de discussões com caráter essencialmente, qualitativo trouxeram a pesquisa uma perspectiva de análise reflexiva e crítica quanto ao uso dos dispositivos móveis. Ainda foram realizadas uma intervenção pedagógica e uma gincana para dar um caráter lúdico ao trabalho e com o propósito de ressignificar o conteúdo de botânica, estudado em biologia, buscando uma reflexão e propostas críticas aos problemas percebidos pelos estudantes acerca da desigualdade arbórea entre o Recanto das Emas e o Plano Piloto.
Abstract: The present research aims to encourage the use of mobile devices, such as cell phones, by students of a public school of the Federal District in the discipline of Biology. In addition, to analyze how the use of this new technology, brought about by globalization, can contribute not only to a certain digital literacy of the student, but also to the protagonism of the research subject, to the real insertion of the technology so widely used by all, especially in the last decade. In order to reach the established objectives, the research was developed with high school students in a public school of the Federal District, in the Recanto das Emas Administrative Region, focusing on the contextualisation of urban ecology in which the student is inserted. As urban ecology is broad and students study in biology, in this series, living beings, we chose to make an approach to the area of botany. The research was dedicated to the reflective role of science, therefore the methodologies chosen for the research were qualitative and quantitative related, elaboration of questionnaires, which bring the student's reality closer to the expectations of the teacher-researcher, and the analysis of digital narratives and groups of discussions. The questionnaires showed us qualitative and quantitative aspects directing the rest of the research. The narratives brought descriptions, photomobiles and information about tree inequality in the Federal District, often elaborated by students and posted on a social network. The discussion groups with essentially qualitative character brought the research a perspective of reflexive and critical analysis regarding the use of mobile devices. A pedagogical intervention and a gymkhana were also carried out to give a playful character to the work and with the purpose of re-signifying the botanical content studied in biology, seeking a reflection and proposals critical to the problems perceived by the students about the tree inequality between the Recanto da Emas and the Pilot Plan.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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