Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37609
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1991_MiltonRobertoMonteiro.pdf
Restrito
4,96 MBAdobe PDF Acesso Restrito
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBraga, José Luís-
dc.contributor.authorRibeiro, Milton Roberto Monteiro-
dc.date.accessioned2020-04-27T21:41:20Z-
dc.date.available2020-04-27T21:41:20Z-
dc.date.issued2020-04-27-
dc.date.submitted1991-07-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Milton Roberto Monteiro. Linguagem fotográfica e informação. 1991. 105 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 1991.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37609-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 1991.pt_BR
dc.description.abstractFrequentemente uma foto de primeira página nos chama a atenção pela contundência de sua mensagem, enquanto no jornal concorrente outra foto do mesmo assunto não nos causa tanto impacto. O que será que faz uma mensagem ser tão contundente e outra tão desinteressante, apesar de tratarem do mesmo assunto, e muitas vezes retratarem a mesma cena? Para responder a essa pergunta propomos que as noções correntes de "foto boa" ou "espetacular" sejam substituídas pelo conceito mais objetivo de "foto eficiente" na transmissão de uma mensagem. E essa eficiência é resultado do bom uso da linguagem fotográfica. O enquadramento, a luz, o momento e os diversos recursos técnicos, bem como a postura do fotógrafo e a própria natureza da sua produção são analisados cada um por si, e no conjunto de suas interações, explicando porque uma imagem funciona e outra não.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.titleLinguagem fotográfica e informaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArte e fotografiapt_BR
dc.subject.keywordJornalismopt_BR
dc.description.abstract1It frequently happens that a photo on the front page of one newspaper draw our attention because of the forcefulness of its message, where as a picture of the same subject in a competing daily fails to have an equal impact. What then is it that makes one message so striking and another one so uninteresting, even though both photos may deal with the same subject and of tende pict the same scene? In providing an answer to that question, weare proposing that the currently held notion of a "good" or "spectacular" photograph be substituted by the more objective concept of "photographie effectiveness" in conveying a given message. And such effectiveness is there sult of the proper use of the photographie language. Framing. light, timeliness and different technical resources, as well as the attitude of the photographer to get her with the very nature of the work being produced, are analyzed both separately and as an integrated whole, so as to explain why one image does "work" and another one just doesn't .pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.