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Título: Caipiras e countries da capital federal : um estudo sobre a exposição agropecuária de brasília como processo comunicacional
Autor(es): Pimenta, Ana Cristina Cavalcanti
Orientador(es): Barros, Antonio Teixeira de
Assunto: Agropecuária
Cultura popular
Exposição Agropecuária de Brasília
Processo de comunicação
Data de publicação: 24-Abr-2020
Referência: PIMENTA, Ana Cristina Cavalcanti. Caipiras e countries da capital federal: um estudo sobre a exposição agropecuária de brasília como processo comunicacional. Brasília , 2003. 134 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Resumo: O presente trabalho tem como objeto central de estudo a Exposição Agropecuária de Brasília enquanto processo formador e difusor de códigos e signos culturais. Seu objetivo é buscar, por meio da análise dessa festa, elementos de uma cultura “emergente”, híbrida, que surge da união de valores tradicionais do campo e de novas idéias de desenvolvimento e progresso, A tradição brasileira - representada pelos universos do caipira e do sertanejo - e a modernidade cosmopolita - traduzida nos elementos do country americano - se mesc juntas, formarem uma nova cultura, ao mesmo tempo rural e urbana, presente nas feiras agropecuárias que acontecem por todo o país, com grande força em Brasília. Para a realização desta pesquisa, partimos do princípio de que a Capital do País é hoje um palco privilegiado para a observação de fenômenos culturais contemporâneos como esse, uma vez que é bastante jovem - possui apenas 42 anos - e tem como base de sua formação uma enorme quantidade de migrantes que vieram de várias regiões (especialmente dos sertões de Minas Gerais, de Goiás e do Nordeste), em busca de melhores condições de vida. Somando-se a isso o fato de que os habitantes do Distrito Federai vivem em extremos opostos - de um lado, segmentos da população Inseridos em uma sociedade tecnológica, com grande número de automóveis, computadores e celulares per capta; de outro, os marginalizados, que procuram se Inserir nessa sociedade buscando aumentar seu poder de consumo temos um palco onde diferentes atores confrontam suas identidades. É também desse encontro que surge nosso objeto de estudo: as festas agropecuárias corno ambiente para as representações simbólicas desta “moderna” cultura do campo.
Abstract: The central subject of the present job is the Exposição Agropecuária de Brasília (Country Exposition of Brasilia) as a process for making and diffusion of cultural codes. It aims to seek, by the analyses of this kind of party, elements of a “rising” culture, hybrid, that appears from the union of traditional values from the countryside and new ideas of development and progress. The Brazilian tradition - represented by the caipira and sertanejo universes - and the cosmopolitan modernity - in the American country elements - mix up to create recent forms of representation for the rural Brazilian sets, “shown” In these fairs that happen for aíl over the country, speciality in Brasília. As an hypothesis, we consider that the Capital of the Country is today a privileged place to observe contemporary cultural phenomena like this one: the city is very young - it is only 42 - and is formed by a huge amount of migrants that came from various regions (specially from the interior of Minas Gerais, Goiás and the Northeast) , searching for better life conditions. The fact that the habitants of Distrito Federal Ove in extremes - some are in a technological society, with a large number of cars, computers and cellular phones; other are out, trying to join this society and increase their power to consume - creates a rich stage where different actors play their identities. It is also from this meeting that comes our object in this research: the country parties as the ambient of symbolic representations for this modern farm culture.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2003.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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