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2004_JuremaMariadeSousaBaesse.pdf
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dc.contributor.advisorMoura, Dione Oliveira-
dc.contributor.authorBaesse, Jurema Maria de Sousa-
dc.date.accessioned2020-04-24T16:56:30Z-
dc.date.available2020-04-24T16:56:30Z-
dc.date.issued2020-04-24-
dc.date.submitted2004-
dc.identifier.citationBAESSE, Jurema Maria de Sousa. A 'Voz das ruas' manifesta na seção carta de leitor: crítica da mídia, interatividade, e 'diálogo retardado'. 2004. xi, 289 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37598-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2004.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa coletou, analisou e interpretou duas mil seiscentas e cinqüenta e oito cartas publicadas em dez jornais brasileiros entre os meses de abril, maio e junho de 2003, na seção Carta de Leitor. A ideia do trabalho foi buscar entender o universo dessa seção por meio das cartas dos leitores, e construir um perfil do leitor que escreve ao jornal e tem sua carta publicada, denominado de “leitor manifesto”. A partir da leitura minuciosa dessas cartas, amparada metodologicamente pelas técnicas da Análise de Conteúdo, o estudo pôde concluir que o leitor de jornal impresso - que escreve ao jornal - busca, nesse meio de comunicação, uma forma de mediação: quer que o jornal seja um espaço para debate de temas no âmbito da esfera pública. O leitor quer participar e briga por um cantinho nessa imensa arena pública. Mas esse leitor quer também soluções e procura no jornal o papel do intermediador, aquele que defende os seus interesses junto aos governos local ou federal ou até mesmo junto a empresas privadas. E esse mesmo leitor, ora travestido de órfão ora de rebelde (ou inconformado), também faz uso do jornal para reclamar desse mesmo jornal. Faz críticas contundentes aos veículos de comunicação e cobra da mídia a sua função social de agente transformador. A análise das cartas demonstrou, ainda, que a ¿voz das ruas¿ manifesta-se na coluna do leitor e busca nesse espaço um campo profícuo, não apenas para a crítica, como também para o desenvolvimento de um processo de interatividade pela via do “diálogo retardado”.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.titleA "Voz das ruas" manifesta na seção carta de leitor : crítica da mídia, interatividade, e "diálogo retardado"pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordComunicação de massapt_BR
dc.subject.keywordMídia - críticapt_BR
dc.subject.keywordLeitorpt_BR
dc.description.abstract1The present research collects, analyzes and interprets 2,658 letters published in the "Letters to the Editor" section of ten Brazilian newspapers during the months of April, May, and June of 2003. The aim of the work is to understand the realm of the "Letters to the Editor" section through the correspondence of readers and to construct a profile of that subset of readers who write to the newspaper and who are called here "manifest readers". By means of a close reading of the letters to the editor, bolstered by the methodology of "content analysis," the study concludes that the reader of the printed page - the one who writes to the paper - is seeking through this means of communication a sort of mediation: he wants the newspaper to be a forum for debate on the ambit of the public sphere. The reader wants to participate and fights for a little platform in this immense public arena. But this reader also wants solutions and searches in the newspaper a intermediator who will defend his or her interests against the federal or state governments and even against private business corporations. And this same reader, dressed as an orphan or as a rebel (or as a nonconformist), often makes use of the newspaper to complain about newspaper itself, making strong criticisms of the media's failure to fulfill its social function as an agent of transformation. The analysis of the letters demonstrates fürther that the "voice of the streets" manifests itself in the "letters to the editor" column and seeks in this space a fertile field not only to stimulate criticism but also to develop a process of interactivity by means of "delayed dialog".pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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